Não, não vou dar nenhum! Quer dizer, qualquer dia dou os de Aberturas ( não os do Pachman que são afetivos), mas as porcarias inglesas que fui comprando só para ver como eram escritos e a honestidade de quem os escrevia.
“O subtítulo diz um pouco mais, não
dizendo completamente tudo. Será um blogue, o Meu blogue de xadrez, mas com os
quase 40 anos de experiência na modalidade, sem qualquer tipo de dúvidas que o
será de “canteiro”, de nicho se quiserem, “para muitos poucos”, para um grupo
restrito de xadrezistas nacionais e, se calhar, alguns de língua portuguesa
espalhados pelo mundo que se interessam por um tipo de xadrez que anda
praticamente arredio da Web, das revistas, das discussões comuns dos jogadores
de xadrez, ou seja, os
livros e a crítica de livros de
xadrez, as peças
de xadrez, a
História do Xadrez, as estórias, a fotografia, os grandes
jogadores de xadrez de canto de enciclopédia, as curiosidades do xadrez, as memórias
afectivas de um determinado xadrez português. Só isso nada mais!”
Foi
assim que me apresentei em 16 de abril de 2009, ou seja quase há 8 anos, tantos
como os de vida do Xadrez Memória. Nada retiro, nada tenho a lamentar. De tudo
o prometido, muito cumprido. Posso afirmar que a ideia inicial passava por um
peso muito especial nos livros de xadrez, na crítica aos livros de xadrez,
todavia desde muito cedo percebi que se ia por aí, nem de canteiro seria o
Xadrez Memória. Livros de xadrez? Que se comprava, que se compra de literatura
xadrezista em Portugal, o que se lia, e se lê no que diz respeito a livros de
xadrez no que diz respeito ao jogador de xadrez português? Que paixão existe
pela leitura de livros de xadrez? Pela experiência dos jogadores do meu Clube
de Xadrez, e pela completa secura sobre o tema nas poucas páginas Web de
xadrez, não me foi difícil percecionar o óbvio: o quase grau zero de leitura, a
inépcia vazia das estantes com livros de xadrez dos Clubes, e dos próprios
jogadores. Corrijo: alguns livros existirão sobretudo ligados à competição,
sejam Informator, Yearbook, Aberturas, fossem das editoras da moda: Everyman,
Gambit, etc (passe a publicidade), ou revistas espanholas, uma ou outra Europe
Échecs, e num outro ou outro jogador mais “cultivado” a New in Chess”, todavia
desde muito cedo percebi que com o advento fortíssimo da Informática e dos
produtos informatizados, principalmente dessa grande empresa “que deve dar de
comer a muita gente ”a ChessBase” faria a delícia não só do jovem aspirante a
GM, como do patzer xadrezista que sonha deixar de o ser no xadrez nacional, e
como tal escrever sobre livros de xadrez que ninguém compra, que ninguém lê,
seria como escrever sobre gelo dentro de um frigorífico.
Claro que cheguei a comprar
( e a fazer download) de alguns livros
de aberturas das editoras citadas, de GM de mais ou menos aviário, ou nomes
sonantes, mas bastou folheá-los para perceber quão inúteis eram, quão “engana
papalvo” a quem se destinavam, com que frivolidade se escreviam, como que pasmo
se passavam bases de dados/reportório para papel, com apreciações de “engines”,
como se fossem análises próprias e como rapidamente se desatualizavam.
Percebe-se que sabendo trabalhar com ChessBase ou Chess Assistant, se pode
construir um Reportório de aberturas e atualizá-lo, e como uma grande parte de
livros de aberturas se tornam dispensáveis, e como o “marketing” poderoso e
insinuante das editoras junto dos jogadores de xadrez os fazem quase “Bíblia”
para se ser alguém no Clube ou na competição. Com capas por vezes a roçar o
abjeto, com títulos entre o estúpido e o cabotino “ Smash”, “Killing”,”
Winning”, com autores a prometer o paraíso-ganho com e4, para depois prometerem
o mesmo ao contrário com e5, com escrevinhadores a escreverem livros como eu
tomo cafés, a literatura de aberturas transformou-se num “maná” , ou talvez
não, porque os saldos mostram o que em armazém vai ficando, um filão de
prometer paraíso, e que perde gente jovem e carteiras.
Não,
o meu galho em livros de xadrez é outro, outro mesmo. Digamos como este blogue,
um canteiro, um nicho, uma biblioteca rigorosamente selecionada segundo
preferências temáticas é certo, mas também pela qualidade, categoria dos
autores ou crítica avalizada de quem a sabe fazer -e no mundo do xadrez,
poucos, muito poucos mesmo sabem fazer crítica de xadrez – ou por descoberta
ocasional, ou sugestão de amigos estrangeiros.
Perante
o que afirmei, percebe-se que as Biografias,
as Coleções de Partidas, Os Torneios de Xadrez, os “Clássicos”, a História, ocupam parte das estantes da minha biblioteca, que não
sendo gigantesca, ( bem pobre em número de
volumes , diga-se) nem atrita a edições raras, ou caras ( nem tenho
dinheiro, nem me interessa!), é minha por escolha e paixão. E como gostava de
partilhar ideias, críticas, gostos sobre livros de xadrez! Com quem? Em
Portugal? Onde, quando? Quem tem a coragem de escrever sobre o Livro de Paul
Keres recentemente editado em Inglês ( Só agora!!!) “World Chess
Championship 1948”, quem me pode informar sobre a reedição aumentada e em
algébrico do Livro de Rudolf Spielmann “The
Art of Sacrifice in Chess”? Já sei, bem
posso esperar sentado! Se calhar mais de 90% de jogadores portugueses nem sabem
a que me estou a referir, quanto mais descobrir uma página Web, um blogue, um
site onde o meu sonho se concretizasse!?
Escrever sobre livros de xadrez para quem e porquê,
se pouca gente lê, se quase ninguém se interessa por livros de xadrez com as
temáticas que apontei, se miúdos, menos miúdos e até graúdos se acham os
maiores do mundo, que estudar Capablanca, ou as partidas de Lasker, Alekhine,
Rubinstein ou o Torneio de Karlsbad 1907 nãos serve para nada, não interessa
nada, não contribui para o progresso xadrezístico, quando ainda por cima, nem
sequer vão ser emparceirados “com esses gajos” que não jogavam a “ponta dum
corno” e que hoje até perdiam na “boa com um maduro de 2200..ou menos”!?
Pois…acho que sim! Há ganza mais barata, lá isso há!
Assim,
a primitiva ideia de escrever sobre livros de xadrez quando iniciei este
blogue. E tive bons mestres quando comecei a compor a minha biblioteca
xadrezista. Foram eles que avivaram de alguma forma este gosto sempre crescente
pela boa literatura de xadrez. Edward
Winter e a sua implacabilidade sobre os falsos autores e livros mentirosos
sobre xadrez e história do xadrez, John Watson, Jeremy Silman, Donaldson, o Kevin
Spraggett e o seu velhinho site canadiano com as suas sugestões de
“Clássicos”, Alex Dunne e o seu
“Great Chess Books of the Twentieth Century in Elglish”, todos eles ( e mais
alguns) foram os causadores de alegrias
de coincidências de gostos, descobertas e claro…menos dinheiro na já pobre
carteira de professor português.
Preparem-se
pois…tenham medo, muito medo, porque hei-de escrever sobre livros de xadrez!
Quer dizer, dos poucos que me leem sabem que já escrevi sobre livros de xadrez
relacionados com Fisher, Lasker, Second Piatigorsky 66, etc, , mas retornarei à
carga!
Por falar em livros de xadrez, em cultura de xadrez: não se esqueçam do recente e excelente trabalho de ensino de xadrez na BMP, acompanhado de não menos excelente trabalho de paixão e pesquisa de personagens gradas do xadrez nacional que começou com a figura ímpar de cultura xadrezista ( e não só) do Mestre Rui Nascimento - " A Arte da Composição em Xadrez" - Breve antologia de autores portugueses" , que o Daniel Quintã está a realizar. Bem haja!