XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

08/10/10

TAL, Mikhail, Fotografia, Vingançazinha 3

Pronto...

Afinal para quem olha Tal?
Mesmo que não saibam, reparem... é extraordinário que o seu adversário fuja do olhar de TAL! Ele acreditava mesmo na hipnose daquele fatídico olhar? Não sei o que adoro nesta foto, se o olhar de TAL , se a fuga ao olhar de Tal do adversário!

E essa fuga é fantástica, perturbadora. Reparem: É ele, as Negras a jogar, e parece fugir de um fantasma, de um feitiço, ou porque sabe a força do martelo que a seguir vem , ou tem a consciência que está quase perdido, pois sacrificar com Tal ao 10º Lance, ou é confiar no destino, ou desconhecedor que o fígado de "Misha" ainda não dobrava a finados! Quase como uma criança perante filme de terror : "Não...Não...e Não, Não quero ver!" Ele descobre tudo no tabuleiro, uma Hidra de muitos cálculos, uma extraterrestre de muitos olhos! Não é medo só, é, digamos o fascínio do terror!

PADEVSKY, Nikola, Bochev, GM Búlgaro de Grande classe nos anos 60 e 70, que ao contrário do que se pode pensar era um GM de topo e um jogador de elevado calibre! Duvidam? Bem , Nas Olimpíadas de Varna , 62, Bobby Fischer, quer nas Preliminares, quer nas finais, não lhe ganhou uma partida!! Ainda com dúvidas? Pronto...em 1972, mostrou ao jovem Karpov que este ainda tinha de aprender umas coisas na arte dos finais, derrotando-o maravilhosamente na Olimpíada de Skopje! Parece que ainda há dúvidas? Pois sim, em 4 partidas com Botvinnik, conseguiu dois empates! Algumas vitórias sobre Glligoric, Portisch, etc. Chega?

Olhem então para Padevsky! Percorram com os vossos olhos esta foto, da esquerda para a direita e vejam a força desta fotografia. A força que dela emana, como ela demonstra à saciedade que a psicologia numa partida de xadrez tem a sua cota parte! Aliás, Padevsky nunca se deu bem com o jogo de Tal: em 63, perdeu também de Negras com Tal numa bela partida e com uma Francesa.




Sem comentários:

Enviar um comentário