XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

08/10/10

TAL, Mikhail, Fotografia, Durão,Vingançazinha 4

Está deslindado o mistério! Nem era preciso se conhecessem "My Great Prdecessors", ou "I Miei Grandi Predecessori", ou "Meus Grandes Predecessores" ( Péssima tradução!), "Mis Grandes Predecesores" ou mesmo o "Мои великие предшественники" - escolham! Estão lá fotos magníficas de Tal,inclusive a tal raridade com Padevsky.

Mas Leipzig 1960, não foi só Tal, nem Fischer. Também foi Portugal e Durão. Durão que teve a felicidade de jogar com o fresquinho Tal, Campeão do Mundo. E de Brancas, numa Siciliana, foi com tudo para cima de Tal ( salvo seja), num ataque violento, mas prematuro, que "Misha"com grande classe, parou, colhendo depois os frutos do material sacrificado pelo jogador português. Não ficou nada mal na foto o jogador português. Convenhamos...Mikhail Tal nesta altura era imbatível ( bem...quase, porque Penrose, deu-lhe uma tareia no tabuleiro, como raramente Tal sofreu na sua carreira!)


Assim do site do Spraggett, mas tentando tirar "os estragos-riscos, pó, da fotografia, imagens de Durão e Tal nesse confronto. Penso que a foto ( pelo menos a de Tal) foi tirada no fim da partida, e Tal parecia estar satisfeito com o seu desempenho. Durão, parece resignado e à procura do "timming" do lance que o fez perder o controlo da posição.
Ah! Já agora...deixem de dizer disparates, estupidez, aleivosias sobre o Durão- jogador!!! FOI UM DOS MAIORES JOGADORES PORTUGUESES DE TODOS OS TEMPOS! Não sejam ignorantes e estudem-lhe as partidas! A Partida com Prins e Smejkal, por exemplo, são de antologia e que jovem jogador deveria saber reproduzir de cor e salteado!

Para os que não conhecem a partida Durão-Tal, desta Olímpiada, jogada a 26 de Outubro de 1960, aí vai.

Ah! Para os que desconhecem: Durão há-de reavivar outro combate histórico com Tal, no Memorial Chigorin, em Sochi 1977!




Mas porquê a "Vingançazinha" do título do meu post?
Pronto vou contar:
Eu já joguei contra Nikola Padevsky! Sim, sim! 2 vezes! Em simultânea, numa velhinha sala do CDUP, aqui no Porto e fui clamorosamente derrotado nas duas partidas. Fiquei com a ideia que Padevsky era mesmo forte, pela rapidez com, que jogava e pelo resultado dessas simultâneas. Consegui empatar com Suetin e Vogt, por essa mesma altura, mas com Padevsky, nem água bebi! ! Não tenho fotos mas, aí vai partida. Perdi e bem, mas, ai se eu conhecesse esta foto de Tal!? Tinha-a colocado ao meu lado no dia das simultâneas! ( brinco, claro! - A derrota ainda teria sido mais rápida!).

Sem comentários:

Enviar um comentário