XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

08/10/10

TAL, Mikhail, Fotografia, Vingançazinha 2


A Fotografia que coloquei acima, vem sempre "truncada" na Net, isto é, quem a coloca, ou primitivamente a colocou, fez "crop" do original, tirando o adversário de Tal. Isso irrita-me sobremaneira, pois considero esta foto, (completa) uma das mais extraordinárias do mundo do xadrez e de TAl. ( Leipzig 1960)

O olhar de Mikhail Tal, Tal e o seu olhar, que durante uns tempos se acreditava hipnotizador, ou seja, era tal intenso, tão perturbador, que desconcentrava o seu adversário, que o fazia perder o norte nas selvagens complicações do tabuleiro a que Tal levava a luta. Os mitos! A incompreensão do génio, as desculpas para a pequenez, a nossa, perante a grandiosidade, o não compreendido do outro. Certo é que segundo alguns relatos envergonhados, adversários de Tal, acreditavam nesse poder sobrenatural do Olhar, no hipnotismo ocular do Génio de Riga.

Olhem para foto: posso dar uma informação: ao 14º lance, Tal com o Rei no centro e depois de um ataque prematuro com sacrifício de peças por parte das negras,( será que o seu adversário queria surpreender TAL, sacrificando "à la TAl?"), tinha acabado de jogar 14.exd4!. O seu olhar é tão intenso, tão concentrado no adversário (será?) que parece ter-se desinteressado do tabuleiro. Qualquer coisa com um Raio-X parece penetrar no outro lado do tabuleiro, no seu adversário.
Mas...quem será o adversário de Tal? Porquê a 3ª parte do meu título?


Já agora...este olhar de Tal, não era tão raro como se pensa ( Fischer, Karpov e Kasparov, stambém era um experts "Olheiros"), todavia o de Tal era mesmo crença, mesmo entre colegas GM, que se diziam perturbados com o olhar penetrante de "Misha"!

A foto completa é muito rara, e só recentemente apareceu completa num livro (livros) célebre que me recuso a dizer qual, porque... bolas...façam um "esforcinho" e procurem ( tenho pena...mesmo muita pena que xadrezista que se preze não tenha a obra na sua biblioteca de xadrez-diria que é a mesma coisa do que não ter Proust, ou Thomas Mann, Joyce ou Kafka, numa Biblioteca pessoal de Literatura! "Sorry Baby...I keep the Bottle" .

Tenho sorte, porque "perna de pau-olho de vidro cara de mau" como sou, vai para anos consegui na Net, aquilo que julgava impensável, ou seja: uma alma caridosa alemã colocou quase uma centena de fotos da Olímpiada de Lepzig-1960 num site ( hoje inexistente) e como tal, foi só-lado direito do rato! Assim, muito antes do tal livro já eu tinha a TAL foto do TAL! Assim tenho fotos extraordinárias desta Olimpíada ( infelizmente, o fotógrafo da altura,não deveria ter achado interesse aos jogadores portugueses, e como tal não aparecem os nossos olímpicos:
Durão, João Mário Ribeiro, Jorge Gonçalves, Daniel de Oliveira, António Rocha e António Cardoso) com uma excepção!

Depois...para alegria minha o Durão, resolveu emprestar para publicação duas fotos da sua partida com Tal nesta Olimpíada, o que são objectos únicos e até essa altura desconhecidos publicamente. Honra ao Joaquim Durão e ao Spraggett!

Continua...Afinal , para quem olha Mikhail Tal?

Sem comentários:

Enviar um comentário