XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

06/10/10

PEÇAS DE XADREZ...AS MINHAS!

Este pequeno vídeo é conhecido de alguns de um outro meu blogue que não tem nada a ver com o xadrez. É uma versão abreviada de um outro em que coloco em cada jogo, as Brancas, Negras e conjunto Brancas-Negras, com cerca de 18 minutos e música de Art Tatum e Ben Webster ( Ai se o Woody Allen sabe!?) Qualquer dia coloco-o no You-Tube.

São as minhas peças de xadrez modelo Staunton, algumas com algum valor, outras com valor nenhum, mas todas com uma história e fruto de uma paixão. Através delas pode-se aprender História e costumes.

Exemplos? Já se interrogaram porque razão as peças quer da ex-URSS, quer dos ex-países de Leste não usavam coroa no Rei?

Porque razão nos jogos Húngaros, Checos, ou Russos, os Peões têm um tamanho desmesurado ( a alma do xadrez?).

Qual a peça que mais individualiza um jogo?


Porquê a "mentira" do Zagreb 59 da House of Staunton americana, quando nada tem a ver com o "Dubrovnik" esse sim, o modelo que Fischer adorava e que aparece na minha colecção?


Sabem que o modelo de Staunton plástico da Majora que recentemente foi reintroduzido no xadrez português, não é mais do que uma cópia do modelo britânico que inundou os tabuleiros de xadrez, nos tempos de ouro do desenvolvimento do xadrez deste país nos anos 70-80?

E que a Majora chegou a copiar ( ou a comprar o modelo) das peças alemãs em madeira?


Sabem que num zonal jogado no Algarve vários GM recusaram jogar com o anão "Staunton Horribilis" da FPX e até houve que quisesse atirar as peças pela janela e que se teve que ir a correr a Espanha comprar umas peças plásticas decentes da Loeffer, salvo erro?


Bem... e que numas Olímpiadas em Moscovo nos anos 90 ( o Galego jogou) tiveram que fazer milhares de jogos à pressa, daqueles em madeira , mas a cabeça dos cavalos é em Plástico- (adulteração das maravilhosas peças dos grandes torneios soviéticos de 60-70-acreditem! Mas os tabuleiros eram tão pequenos (5cm de quadrado) para reis de 11cm de altura! Quase que havia uma Revolução Olímpica-O Timman ainda hoje fica indisposto quando vê essas peças ( estão na minha colecção ( Staunton GM URSS)


E quem foi afinal John Jaques ? E o Staunton teve alguma coisa a ver com o Staunton?

E o que é a "Patine" que dá tanta beleza a umas peças?

E como se vigariza um otário na Net, principalmente na Ebay, colocando os cavalinhos encarnados em cavalos e Torres e gravando a fogo Jaques Staunton e se pede mil a 1500 dólares e há burros que dão? ? E porque deixei praticamente de comprar na Ebay peças de xadrez?


E de que peças de xadrez morreria de amores? Sem ser por ordem:

A- As soviéticas, originais, com o cavalo todo em madeira que aparecem na capa do livro do Tal ( e fico cheio de raiva-inveja, porque sei onde existiam umas, estilo ao abandono, aqui no Porto, vai para uns anitos -Nos Gambozinos quando estes tinham xadrez)

B- Sobretudo, umas que foram feitas propositadamente para um Torneio-1-2 que se realizou em 63 3 66 a Piatigorsky Cup ( podem ser vistas no livro de Mednis " How to Beat Bobby Fischer"). Adorava ter réplicas destes dois jogos, porque de originais anda o mundo cheio e as carteira de um professor vazia.

C- As da Havana, da Olímpiada, que já foram objecto de deslumbre neste blogue.

Pois...mas não sou coleccionador e não me vou dar ao trabalho de explicar porquê! Apenas e só sou um apaixonado do Staunton e tento através dele perceber a beleza do xadrez, a História do Xadrez. Jogos incompletos nunca comprei , mas jogos em que as peças aqui e ali demonstram os anos, as lutas do tabuleiro, num cavalo sem dentes, numa torre com ameias quebradas-ADORO! Nem pensar um restaurador tocar nas peças e colocá-las como novas- "JAMAIS" como dizia o outro ( restaurador vou precisando eu e Olex!). Gosto do cheiro a tabaco nas peças ( juro que tenho algumas que o cheiro já se impregnou ma madeira) gosto da cor a perder-se, do amarelado escuro, do preto sujo das peças, da patine do tempo, do sentimento que aquelas peças passaram por várias mãos, que ao chegarem até mim, foram a alegria de um mate, a frustração de um abandono num tabuleiro de um qualquer clube britânico ou alemão, num café de Viena . Depois adoro ir aos livros, às fotos e ver que Speelmann jogava com peças iguais às que tenho à minha frente, Que Teplitz- Schonau, se jogou com as esquisitas Viena, que o British Chess Company era usado nos Congressos Britânicos, etc, etc...Tolices!

Ah! E tenho preocupações de não coleccionador!

1- Não tenho nem quero ter peças de marfim

2- Não possuo jogos em ébano e percebem porquê

3- Tenho alguns jogos de xadrez feitos na India, aliás, o modelo Staunton hoje tão em voga nos torneios, por exemplo, nesta Olímpiada, é quase exclusivamente feito na India, o problema é que é muitos casos feito na zona do Punjab e por crianças de tenra idade. Foi-me confirmado por amigos Indianos. Isso incomoda-me, acreditem. Mesmo grandes vendedores de peças Web, Chess Piece, Baron Chess, HOS, embora o neguem, sabem onde fazem as encomendas! Uma excepção: As peças Polacas da Wegiel ( O A. Russo já a elas se referiu) por exemplo, são feitas de madeira não nobre, e como tal sem perigo de extinção, e ainda por cima de plantação! Pena é não melhorarem o desenho do seu Staunton principal.

Ah! E não se esqueçam que o
Chess Museum do Lanier é um must de informação e de conhecimento sobre peças de xadrez ( Cheguei na ebay a licitar contra ele num ou outro jogo!), embora pudesse melhorar a qualidade das fotos.

Sobre Tabuleiros , não esqueci a promessa ao Sirgado. Tenho alguns, mas sem grande relevo. Mas para tabuleiros de Xadrez só uma "firma se afirma a espanhola" RFC- Rechapados Ferrer que faz uns tabuleiros que são um sonho de design, de madeira, de qualidade!

Os do meu Clube, do GXP, todos feitos à mão e embutidos na mesa ,pelo "electro-carpintas do caraças", o Rogério, são uma maravilha (então quando encerados com cera de abelha, ou amarela, nem vos conto!)

Todavia, o meu tabuleiro Jaques Staunton (igual aos do principio do século) réplica, claro, com 6,3 cm de quadrado e borda alta, é aquele que para mim e o mais belo do mundo, pela simplicidade e tabuleiro de guerra que é!

Pronto! No futuro algumas fotos encantadoras de pormenores de peças de xadrez!

Então as minhas peças, bem acompanhadas do "Paris" do Keith Jarret. Desfrutem.


2 comentários:

  1. Olá!! Gostei muito do seu blog!! Espectacular amostra de peças de xadrez!! Tenho visto o seu blog e tenho que lhe dizer que aprendi muita coisa aqui. Você passou-me a febre das peças... tenho vindo a pesquisar quase há 2 meses umas peças boas, com peso adequado e sobretudo com motivo histórico, para jogar claro...que mais havia de ser? ;-) Uma pena que não passou nesse video uma das peças que mais gosto que é peças de xadrez de Sevilha, a "Torre de Ouro". Com toda essa pesquisa feita posso dizer que só gosto verdadeiramente de alguns conjuntos de peças. Das que me estou a lembrar agora são: Chavet, Indajesa, "German Knight" , Sevilha, Zagreb, Reykjavik e Windsor.
    Vou ter que comentar aqui como "anónimo" visto que não tenho conta google nem as demais da lista. Obrigado por me ter ensinado tanto através do seu blog. Bem haja.
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Amigo Pedro, obrigado.
    As Peças de Sevilha usadas no match Kasparov-Karpov, tenho, só que vão ser objeto de um 2º vídeo com outros jogos que entretanto fui adquirindo.
    Esteja atento quer no youtube, quer aqui porque a partir de Setembro colocarei novo vídeo com novos jogos.
    Saudações xadrezisticas

    ResponderEliminar