XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

07/10/10

KLOVANS, Janis



Morreu aos 75 anos. Várias vezes Campeão do Mundo de Séniores, fez parte da equipa russa do Campeonato Mundial de Estudantes em 1960. jogou três campeonatos absolutos da URSS, 1966, 1969 e 1975, sendo que em 69 ficou num honroso 7º lugar.

Inacreditavelmente, até pelo fortíssimo jogador que era (mas com poucas possibilidades de viajar no estrangeiro, quando mais novo), só conseguiu o título de MI aos 42 anos, e o de GM ao 62, ele que indubitavelmente nos anos 60 jogava claramente como um GM.


Aconselho vivamente que procurem numa base de dados a partida Vaganian-Klovans de 1968, que é uma maravilha, Karpov-Klovans de 1971 em que Klovans joga à estilo futuro de Karpov, esmagando o ainda jovem "Tolia"; Klovans-Tukmakov de 1974, com um belíssimo ataque ao Rei, Klovans-Razuvaev-1974, com outro exemplo típico de como castigar a debilitação de peões do Roque negro, ou talvez o mate dado no centro do tabuleiro em 1977 a Nona Gaprindachivili; A vitória sobre Tal em 83 também não pode ser deixada em claro.


Em sua homenagem, uma foto muito, muito rara de uma antiga revista de xadrez soviética. Klovans à esquerda de pretas na partida com um Rafael Vaganian na casa dos vinte.
No fim a partida com Karpov.

Sem comentários:

Enviar um comentário