XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

27/09/21

MESTRE JOÃO MÁRIO RIBEIRO

 Morreu o Mestre. Um grande jogador e Campeão Nacional. Foi uma grande promessa do xadrez nacional, depois, um jogador fortíssimo, dos melhores que o xadrez português viu no tabuleiro. O impulso que deu ao Grupo de Xadrez do Porto e ao xadrez nortenho foram enormes e o meu Clube tem-no orgulhosamente como Sócio Honorário .

Não sei escrever sobre Mestre João Mário Ribeiro. em toda a minha vida xadrezista encontrei-me apenas uma vez com ele numa partida de uma preliminar do Campeonato Nacional Absoluto realizada em Lisboa. Perante o empate, foi de uma enorme elegância e cordialidade, não se eximindo a analisar a partida. Sei o trabalho incansável que teve na secção de Xadrez do Sporting Clube de Portugal e do prestígio que granjeava no Xadrez lisboeta e nacional. 

O Grupo de Xadrez do Porto tem diversas fotos suas dos anos 40 que aqui coloco com algumas legendas. Uma das belíssimas revistas Stadium tem uma reportagem sobre o Portugal-Espanha em que o João Mário aprece no seu duelo titânico com o jovem Pomar . Acho que na Estratégia e na Revista Portuguesa de Xadrez aparecem várias das suas partidas com comentários. Mais não sei  Sei outra coisa pelo que ouvia  sobre o Mestre João Mário Ribeiro: Era um excelente ser humano.

Paz à sua alma. 

Vídeo no Youtube em 

https://www.youtube.com/watch?v=iDfutP7fR08&t=6s&ab_channel=ArlindoVieira



    João Mário Ribeiro Adolescente ( ao centro)  Num Porto-Coimbra Fenianos Portuenses








3º em pé a contar da direita



Alekhine ao centro. João Mário Ribeiro é o 2º sentado a partir da esquerda



                                                                       1º tabuleiro

ao centro

4º a contar da frente


ao centro







                                                    Noutro Portugal-Espanha

Campeonato de Lisboa




Nas Olimpíadas de Leipzig 1960 contra o grande Paul Keres














2 comentários:

  1. Caro Arlindo Vieira, boa noite. Sou filho do Vasco Santos e gostaria de falar consigo sobre o artigo que escreveu sobre o meu pai. Deixo-lhe o meu email migueltomaz.mail@gmail.com. Obrigado. Cumpts.

    ResponderEliminar