XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

18/04/14

XADREZ, CINEMA, QUEM QUISER...responda

Aí está outro dos meus "enigmas"- brincadeiras que de vez em quando costumo fazer no Xadrez Memória para os entendidos de cinema e nos filmes em que o xadrez aparece como pano de fundo, cenário, ou trama mesmo do filme. Neste blogue já coloquei alguns, e nem muito, pouco, ou nada entendidos responderam. Claro que o que coloquei não era nada, nada fácil, porque muito longe do comum em sites de xadrez com referências ao cinema. Não que os filmes e realizadores não fossem de renome, mas sim porque em relação ao xadrez-cinema, os sites, blogues de xadrez estão cheio de lugares-comuns, de imagens dos mesmos filmes, das mesmas referências. Já chateia.
Hoje, algumas imagens de um belíssimo filme que não digo. O Jogo de xadrez aparece em duas cenas por alguns minutos. Se conhecerem o ator (res) chegarão lá, se tiverem um bocadinho de conhecimento de história das peças de xadrez, também poderão " levar a carta a Matilde!", se não conhecerem, não é nada fácil e na Net são quase inexistentes estas imagens do filme com referência ao xadrez.
Assim, a que filme corresponderão estas imagens? 









1 comentário:

  1. A cena pertence a "Oliver Twist", na versão de 1948 de David Lean.

    O que é curioso é que não conhecia esta cena, neste filme, mas já falei desta mesma cena (no post sobre a tua mesa e cadeiras) na versão de 2005 do mesmo filme, feita por Polanski!

    Pelas razões que então expliquei, foi também uma cena que retive. O actor da esquerda é Henry Stephenson, representando o aristocrata a quem Oliver Twist tenta roubar uma carteira, perdoando-o e acolhendo-o depois em sua casa.

    Uma questão: Mudaste de mail Arlindo?

    Abraços cinéfilos

    António Castanheira

    ResponderEliminar