XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

09/12/13

XADREZ HIPPIE ou...HIPPIE CHESS?

Penso ser um Jogo Holandês dos anos 60.
Na minha coleção, um jogo dos mais estranhos que possuo. Estranho, mas que não deixa de ser belo. Fora de comum e de uma raridade mesmo rara.
As peças são "patelas" octogonais de madeira com o desenho das figuras de xadrez gravadas a fogo. E curioso é ser um jogo "DOIS EM UM", isto é, podemos virar a madeira e jogar com um estilo de design, ou escolher do outro lado outro estilo de desenho, conforme o gosto..
Se numa face temos um estilo de desenho clássico de peças de xadrez, estilo figurino de diagramas ou livros, do outro, a verdadeira surpresa: o design é estranho, com caraterísticas entre o hippie, o gótico, ou o infantil como lhe queiram chamar. Esta face é surpreendente:

- Rei e a Dama aparecem assim estilo "carnaval" ou mais concretamente estilo sexualizado: o Rei com uma barbicha parecida com a minha, fecha os olhos de desejo, enquanto a Dama, os abre quase a olhar para trás numa espécie de "ver quem me persegue, deus queira que me persiga"!

-  Cavalo, não é bem um cavalo, assim uma espécie de Pégaso-aburrado que me encanta! Depois o nariz do jaleco parece o  de quem snifou qualquer papoila em campo indevido.

 -  Torre tanto pode ser um castelo do drácula, como castelo da imaginação de uma rave party depois de uma  trip de...

- Bispo : Fantástico! Cabelo à Hippie, orelha furada, que tanto pode ser bispo, como Okupa, como vocalista de hard-rock!

Penso que há uma "Estória", um elo de ligação nisto tudo que me escapa, juro! Mas escapando-me, não deixa de ser interessante imaginar histórias fantásticas com estes desenhos. Principalmente o BISPO surpreende! Qual andar em diagonal??? Qual quê?? Um Bispo assim, das duas uma, ou anda aos ziguezagues, ou "achantra"  num "Ya man" sem remissão.

Adoro estas peças! Aliás até o título do jogo é uma coisa fenomenal " TODDY BOX" "Grogue", "Ponche" ou "Ganza Box"?!?

Apreciem



























Sem comentários:

Enviar um comentário