XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

19/10/10

XADREZ...FMI...ROGOFF

Conheci-o logo. O nome era-me familiar de fotos e revistas.

Ele andou por aqui e esteve no Parlamento e foi notícia de TV. Ex-economista chefe do FMI e professor da Universidade de Harvard. Até aqui nada de novo, mas o que poucos sabem é que foi um fortíssimo GM Americano dos anos 70 e que abandonou o xadrez para se dedicar à Economia (deve-se escrever com letra minúscula) e Finanças. Nada de novo, se pensarmos em Kolisch, em Jeroen Piket, ou noutro campo no nosso Antunes. Muito talhado para estas andanças certo pessoal do xadrez.
KENNETH ROGOFF.

Na Net, não faltam partidas suas no Chess Games, nomeadamente os seus empates com Tal, Petrosian, ou a suas vitórias sobre Reshevsky ou Smejkal, e até uma sua biografia pessoal dedicada ao xadrez. Uma curiosidade, são os excelentes comentários elogiosos de Bobby Fischer a uma sua Partida do Nacional de Juniores dos EUA de 1969, publicados na revista Checkmate.

Aqui imagens do homem de agora e do antes: de Hippie man a Yup man, não será tão longa a distância. Opções respeitáveis, pois claro.




Karpov-Rogoff


Clique para ampliar o texto

1 comentário:

  1. É curioso que, quando li hoje o nome Rogoff num qualquer artigo, o nome pareceu-me familiar, mas não identifiquei logo a sua origem, pensei tratar-se de uma personalidade (somente) da área económica.

    Contudo, ao deparar-me com este post lembrei-me logo de onde o conhecia:

    http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=5192

    A.Castanheira

    ResponderEliminar