XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

27/07/10

Bergman-SOMMARLEK -Cartier Bresson-CINEASTA

Férias, outras actividades xadrezistas a imporem-se, ou mesmo a dificuldade da identificação, e nem uma resposta, apesar de vários xadrezistas terem vindo aqui espreitar.

Pois aí vai.

As primeiras duas gravuras são de:

Sommarlek, um dos mais belos filmes de toda a história do cinema. A cena em que Henrik apresenta o seu amor, Marie, a Elisabeth sua tia, quando esta joga xadrez com o padre.





As quatro outras:

Henri Cartier Bresson, não foi só, na minha opinião, subjectiva como tal, um dos maiores, senão o maior fotógrafo de todos os tempos, foi também cineasta, realizando vários filmes -documentários interessantes e visualmente muito bonitos.


“Victoire de La Vie” de 1937, produzido pela Centrale Sanitaire Internationale, sobre o lado médico e sanitário da Guerra Civil Espanhola-Republicanos , “ L’Espagne Vivra” de 1938, “Le Retour” de 1944-45, ou “Impressions de California” de 1969-70, e “Southern Exposures” de 1969-70, são alguns desses filmes que realizou.


As fotos colocadas no blogue, pertencem ao primeiro filme-documentário “ Victoire de La Vie” , quando soldados republicanos feridos da guerra-civil, jogam xadrez na enfermaria.


Já agora, se puderem, vejam esses filmes de Cartier Bresson que foram editados em 2 DVD conjuntamente com o Bresson fotógrafo, numa belíssima edição da Fundação HCB.



Sem comentários:

Enviar um comentário