XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

31/12/13

CAMPEONATO EUROPEU VETERANOS...ECU







Até estava recetivo a pagar 80 d’ele para mostrar a minha “vetranice”, agora também com um torneio para mais de 50 anos. Até estava mais ou menos convencido a nova dentadura postiça para o melhor sorriso “Pepsodent” nesta grandiosa competição, onde pela idade não faltarão sorrisos com “ameias dentares” a menos, até me sacrificava na compra de um masculino DG (não, não é… “Dá-me Gozo”!) , ou Loris Azzaro, porque aquilo é em hotel cheiroso, mas qualquer coisa morreu em mim quando li o Regulamento.

Um “títalo” que faltava na minha carreira de mais de quarenta anos de xadrez, que ambicionava desde “criançaquejamaispensavaserveterano”, um troféu europeu e logo numa modalidade com uma “pujança” com uma imagem preciosa a nível internacional, um torneio organizado por qualquer coisa chamada ECU, que tem à sua frente uma das personagens mais sérias e honestas do xadrez internacional (um ov qualquer) e nomes de calibre e estatura como um Moingt , um Tsorbatzoglou, Dobronauteanu, Sielicki , ou uma Stoisavljevic e sobra tudo, um torneio realizado na minha cidade do Porto carago!


E nada, não vou poder ser campeão europeu de "cotachess", ou sequer dar uma “muletada” num daqueles GM entradotes que são atraídos  a estes torneios mais pela “food”, “wine” “beautiful girls”, ou como a minha querida lembrança do Alexey Suetin que repetidamente dizia de saco plástico na mão: “Filma, filma, Sá da Bandeira” ! Impossível, e querem saber porquê? Querem mesmo?

Os Jogos são às 10 h da manhã! No início até pensei que aquilo era à moda do Porto, que dez horas dá para tudo, tarde ou noite : “ Que horas são?” – Dez , porque sendo noite qualquer burro vez que são dez da noite-  para o portuense típico 22, são as mijadelas que encopado já deu pelas esquinas.

Mas não, dez da manhã! E porquê? Como? Quantas aves depenadas? Quando corolas despeletadas? Quanta pomba assassinada? De quem esta decisão? Regulamentos da tal ECU ( Ai, ai, home do Porto, já me está a subir a rima ao teclado!) ? Decisão da FPX? Imposição do Hotel cheiroso?

Vai daí, pus-me a matutar. Seria o Turismo? Seria aquela muito típica do estilo…estes cromos já deram o que tinham a dar no xadrez, principalmente os GM, e por isso vamos transformar tal torneio europeu da ECU numa festa. Jogam às dez, almoçam à fartazana, daquele estilo buffet hoteleiro, depois de tarde visitinhas turísticas às caves do Porto Wine , ao Dragão, ao museu do FCP, a Serralves, para terminar à noite depois de outra “bufetada” no “Mal Cozinhado”,  em Cândido dos Reis, Piolho, ou na íngreme “Alferes Malheiro”  ou na mais plana “Gonçalo Cristovão”?

Mas isto é para levar a sério, ou não é? Querem bom xadrez com isto, ou transformar o tal Europeu num evento turístico?

Mas querem matar os velhotes? Levar-lhes algum dinheiro? Coitados, para alguns o prémio vai-lhes dar mesmo para o pão na mesa!

Ou…num arremedo de P Coelho, acham que toda a ternurenta velhada a partir dos 50, ou está reformada antecipadamente, ou desempregada, ou em depressão profunda, ou mesmo de baixa-atestado.? Se calhar até chegaremos lá, por este andar!

Vá lá, expliquem-me lá devagarinho, mesmo muito devagarinho, como é possível a um trabalhador, a um português xadrezista de mais de 50 anos que esteja a trabalhar, jogar este ECU Europeu?  Bem…só dando o tal ECU ao manifesto!

A ideia do torneio para os mais de 50 e depois os veteranos até não era uma má ideia, e teríamos a malta do Porto em peso se os jogos fossem às 20h. Assim, tenho dúvidas.

Paciência…Para mim fica para um próximo dos 100 anos com jogos às 7h.30!

E para aqueles mais esquecidos, em algumas imagens: um dos Europeus ECU mais espetaculares que se realizaram  Coitado do Hotel cheiroso à beira disto! Vejam esta dignidade, esta categoria de bem servir a veterania e o xadrez: Rogasa 2012!

 
 
 

 



1 comentário:

  1. Esse Danailov, não passa de mais um oportunista no xadrez. Quanto ao horário, fiquei com curiosidade em saber qual foi o de Rogasa 2012? Qualquer modalidade nunca pode estar feita para o pós-laboral (amadores) e sim para quem é profissional, só cá em Portugal é que o futebol está dirigido a marginais à noite em vez de ser para as famílias ao domingo à tarde como acontecia no passado. Em Portugal é que não existe xadrez nenhum, nem tradição nenhuma e nunca nada irá mudar e não se pode pedir que a modalidade se vergue aos desejos dos amadores ou de um país sem tradições. Esse campeonato está feito para velhotes com pé de meia que viajam e vivem o xadrez e a cultura de forma plena e depois cá vêm papar os prémios ao país dos piços! Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar