XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

22/11/12

PEÇAS XADREZ PLÁSTICAS PORTUGUESAS 2






Acho que depois de 1974, foram o 2º Jogo Plástico a ser utilizado em competição.



Apareceram e tiveram vida curta. De fabrico de finais dos anos 70 mas bastante mais restrito em quantidade do que o primeiro jogo mostrado neste blogue, lembro-me que nos inícios dos anos 80 ainda se utilizavam. Joguei  regionais com elas e se não estou em erro foram as peças de um ou outro Nacional de Juniores. Na Revista Portuguesa de Xadrez  aparecem em algumas fotos. 



Curioso que  no Sábado no GXPorto, fiz a experiência com a malta xadrezista da minha idade e poucos se lembravam destas peças. Quase que diria que em matéria de jogos de plástico, foram o parente pobre do Xadrez português.


 
 
Esteticamente até as considero  mais bonitas do que o primeiro jogo, e a cor das “Brancas” de um amarelo suave, quase translucido ( não vou perder tempo a explicar porque razão no plástico não gosto do “branco nas Brancas” mas amarelo,  e porque razão  na Madeira a o verniz ou pintura não passa pelo branco nas Brancas ) dá uma certa personalidade às peças…todavia, o seu peso “mosca” e sobretudo o plástico muito frágil tornaram-nas peças de Xadrez mal-amadas pela generalidade dos jogadores portugueses. Jogo com Rei de 7 cm, que se adptava bem à “porcaria” do platex, ou vinil-verde de 5cm de casa.



Penso que hoje é um conjunto de peças raro – o meu GXPorto, não tem nenhum jogo, e muitos Clubes e jogadores pura e simplesmente não as têm, ou pelo fabrico diminuto, ou pela fragilidade dos jogos. – lembro-me que a cruz do Rei partia-se com uma facilidade impressionante.



No meu caso descobri-as quando numa limpeza de uma dispensa de casa de meus pais, estes me informaram que num saco plástico estavam umas peças de xadrez plásticas – estiveram a “dormir” mais de 30 anos! Dei pulos de alegria quando me foi comunicada a boa nova.








Novamente, não sei que as mandou fazer, se foram feitas em Portugal, se o molde era ou não espanhol (sei que nunca vi nenhum jogo igual!) e o próprio preço a que se vendiam…se foram vendidas – o meu ,tenho quase a certeza que o comprei para aí em 1979-80 à  AXPorto com um tabuleiro de cartão que então se usava aqui no Porto – ver fotos.

( Como sempre, clicar para aumentar e "right click mouse" e...guardem!)

Sem comentários:

Enviar um comentário