XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

08/02/11

EBAY...XADREZ...CURIOSIDADES






Regressei às compras…de Xadrez evidentemente e no Ebay. E quando digo Ebay digo Worldwide : Ebay Fr; Ebay de; Ebay Uk Ebay com.

Muito haveria para escrever sobre este mercado mundial de leilões ou do Buy It Now, quer do seu lado positivo, quer negativo. Mas, não estou para aí fadado.

Regressei, é um facto, mas vai para quatro anos deixei pura e simplesmente de gastar dinheiro no Ebay, de licitar fosse o que fosse, de sequer passar os olhos pelos sítios leiloeiros.

Porquê?

Apesar de tudo, consegui um ou outro belo jogo de xadrez , ou livro raro um ou outro artigo ligado ao xadrez que procurava, então porquê esse cansaço, esse “desebayar” durante anos?

Problemas monetários?

Não sou louco, tenho autocontrolo e sempre soube até onde podia ir numa licitação, numa compra (essencial no Ebay, para evitar o vício e a “desgraça”!), apesar de vos confessar que por vezes ao perder um jogo de peças, ou um livro que queria mesmo, ou ao contrário, ao ganhar um determinado artigo, sentia uma adrenalina fora de comum em mim que sou calmo, e o coração num ritmo tão acelerado, que me comecei a surpreender e a assustar. Mas não foi por aí!

Problemas de Segurança?

Não! Para um consumidor Web minimamente informado e que saiba o que é o “Pishing”, que pague com Paypal, que saiba sem dificuldade descodificar o que lê, utilizando um tradutor como o Power Translator ( passe a publicidade), por aí a “porca não torce o rabo”. Posso-vos confessar que das quase uma centena de compras na Ebay e em sítios bem remotos, nunca tive um problema, nunca fui aldrabado, e o que comprei sempre correspondeu ao que pensava que tinha comprado.

Então o que aconteceu, se um determinado livro de xadrez só o pude adquirir via Ebay? Se determinadas peças Staunton procuradas há anos, só na Ebay as pude adquirir? Se consegui materiais de xadrez inacreditáveis a preços incríveis, de que me queixava? Ou melhor dizendo, de que me queixo agora, porque com ligeiras melhorias, o panorama é o mesmo?


Não me queixo da Ebay, que mercado mundial não consegue por muito esforço controlar o que se vai relatando aqui e ali! E o que se relata é o óbvio: Há muita gente a viver da Ebay,, mas utilizando a “Chico-espertice” há muito “truque”, muito jogo oculto e, até ouso dizer, uma certa “máfia comercialeira” , ligada ao negócio da venda da Ebay, e neste caso que me interessa aos produtos ligados ao xadrez!

Não me estou a referir ao palavreado envernizado para descrever um item, tabuleiro, peças, relógio, como “gorgeous”, “marvellous”, “ Very old”, e por aí fora, que é o papel do vendedor que quer vender o produto, que ele seja licitado por um preço mais alto, ou porque pura e simplesmente desconhece o que vende ao não perceber ”um boi de xadrez” e na sua ingenuidade tenta encantar o possível comprador! Nem sequer me estou a referir à qualidade das fotos ( ou só uma foto!) que por vezes só podem dar vontade de rir de tão más, ou porque o vendedor é mesmo assim, tem “máquina fotográfica que é cega”, ou porque é um indigente e julga que os compradores são todos parvos e comerão daquela papinha mal amanhada! Percebem porquê! Para esconder as mazelas do produto, para colocar a peça “estragada” escondida no lote, para vender um gato, que nem lebre é!

Nem sequer aos produtos de xadrez indianos baratíssimos, principalmente peças, que apesar das excelentes fotos, e portes muito acessíveis, têm alguns pés de barros, com “chumbos” colocados à pressão e indevidamente nas cavidades da base das peças (às vezes pesadíssimos) e que com o uso ou tempo, acabam por rachar implacavelmente a peça. Depois o que já uma vez expliquei: Punjab- xadrez -trabalho infantil.

Nem sequer ainda ao logro dos portes para o mesmo produto e a mesma forma de envio: para um vendedor italiano com o mesmo envio, os portes eram de 12 Euros, para outros 3, 5 Euros! Igualzinho em tudo, só que um queria “pagamento napolitano”

Não! Estou a referir-me a outro tipo de “truques”, de vigaristas profissionais, que vivem disto, e sobretudo, surpreendam-se, sabem de xadrez, de coleccionismo de xadrez, do que estão a vender e a tentar impingir!

Estou a falar daqueles que colocam peças de xadrez com o título de “Jaques” sabendo que não são! Algumas são parecidas, e num ou outro caso” até tem o “Jaques of London” gravado a fogo na base do Rei, e os símbolos vermelhos no Cavalo e Torre, todavia, uma só foto, ou duas, por vezes de muito má qualidade, mostram umas peças de uma perfeição notável, de uma pintura “patinada” que de antigo só deve ter o estilo, porque sentimos por ali varnish “sotinco” ou “dyrup”, para além de "Alves dos Reis"! Mas fazem isto com Jaques como o fazem com Ayres, ou British Chess Company!


Ou aqueles sacripantas que usando boas máquinas, sabem dominar a luz e o fundo, para transformar umas peças de xadrez dos anos 60, 70, em peças impressão de antigas, estilo anos 20-30! Alguns chegam mesmo a dar o “tinto” de patine antiga às peças! O mesmo para tabuleiros que são tão tão antigos que nem um risco têm e até brilham!


Ou aqueles que têm o desplante de escrever para umas “Regence”, ou um simples Staunton britânico relativamente recentes, o título de “Late XIX Century” ou “ Early XX”. Outros ainda utilizam com uma arrogância caganeira, nomes pomposos para dizer o indizível, “bakelite” quando é plástico, Ebony, quando são pintadas e como tal “nyed”, “mamouth bone”” para osso de qualquer coisa!


Mas há mais! Há em alguns casos exemplos típicos do estilo de “dumping” na venda de determinados artigos, ou seja, umas determinadas peças ao serem leiloadas, são em conluio de amigos, que vão fazendo falsas licitações no intuito de o preço do leilão inflacionar, ou não o conseguindo, “ a coisa” ficar sempre em casa para melhor oportunidade. Vai para semanas fui assistindo encantado a licitação de um simples British Chess Company que não vale 150 Euros, mesmo bem tratado; estava a 5 minutos do fim do Leilão nos 100, pois chegou aos 450! Claro que não foi a excitação dos últimos minutos, foi um jogo bem jogado por três “artistas” que fazendo um estudo dos “bids” se percebe ao interesse de quem estavam. Se calhar um patego caiu!


Mais ainda, e isto aconteceu comigo! Perante uma questão do comprador, o Vendedor tenta-lhe fazer uma proposta extra-Ebay, ou seja, uma forma de “Snipping” Ebay, proposta essa muito bem elaborada, parola, mas muito bem elaborada, numa linguagem sub-reptícia para não se ser denunciado.

Assim a Ebay!

Mas façamos uma reflexão: Então um artista que sabe o que tem e quer vender, por exemplo, Uma peças Jaques Staunton” Cook ou Zukertort, que valem bom dinheiro em leiloeiras internacionais, ou mesmo em encontro de coleccionadores, arrisca um leilão na Ebay, sem segurança? Qualquer avaliador de meia tigela, conforme o estado das peças (bom estado) e o tamanho, digamos “Club” por exemplo, avaliará entre 2000-2500 Euros no mínimo este jogo e o "Benfeitor-vendedor" arrisca-se a uns míseros ebayescos mil ou mil e quinhentos? Milagres só no tempo de Cristo e para quem acredita!


Um Fattorini maravilhoso ( como dizia o vendedor) sem mostrar a marca e com uma foto pouco mais que aceitável foi vendido a preço acessível de menos de mil dólares ainda há semanas na Ebay! Porque não lhe tocou um grande coleccionador, um ”tubarão” cheio de dinheiro, desses escafandristas da Ebay cheios de nota? Por esse preço um Fattorini, ou uma coisa “fattor” de época mas não inni? Foi um negócio que me cheirava a esquisito, confesso!

Ah! E as assinaturas do Fischer? E as “cuecas” do Fischer, (brinco) e a Biblioteca pessoal do Fischer? E o relógio argentino do match Alekhine-Capablanca? E as fotos originais de ?

Bem… fora da Ebay querem-se rir? E a mesa (com tabuleiro castanho!) e peças do Fischer –Spassky no Hall of Fame, quando os “aldubras” sabem que estão em Reiquiavique!?


Assim regressei à Ebay e durante três meses, de tudo tenho assistido, mas alguma coisa tenho comprado. Tudo raso, tudo baratinho, tudo quase aos mesmos vendedores de que sou quase “amigo”. Nenhum item ultrapassou os 150 Euros! Uma coisas que comprei no “Buy it Now”, outras que ganhei, sendo o único licitador, porque aquilo não interessa aos endinheirados, aos coleccionadores profissionais, aos “escafandristas” . Eram peças pobrezinhas, algumas cheias de feridas por anos e anos de uso, outras, não chumbadas, mas… que foi amor à primeira vista! Peças distantes de distantes países como a Letónia e Lituânia, ou cidades como S. Petersburgo,-Russia ou mais perto, de Munique, ou do Reino Unido. Foi um outro Livro completamente indisponível nos maiores alfarrabistas do Mundo, sejam na Allbooks ou Alibris!

Um ou outro jogo, quase que dei pulos de emoção! Era mesmo aquilo que queria, que ansiava vai para anos! Portes sempre acessíveis, num caso portes grátis em dois ou três jogos, e sobretudo gente de enorme honestidade, que existe muito neste mercado! Nenhum dos meus vendedores era desses artistas! Tudo à vista, excelentes fotos, descrição do material “come il faut”


Assim, regressei à Ebay! Professor português, ministerialmente “maltratadozinho”, sem grandes posses para cavalgadas leiloeiras, não - coleccionador, mas sim armazenador de paixão xadrezista!

Até quando? Não sei!

Faltam-me uma meia dúzia de jogos de Xadrez! Um Russo, um Checo (igual ou parecido com as peças do Match Lasker-Schlcechter), um Portoroz 1958 (sei onde existem - reprodução fabulosa-mas cara!), um sonhado: As peças extraordinárias do “Second Piatigorsky Cup” de 1966, um Jaques que até podia ser de reprodução do Sr. Camaratta da House of Staunton, se este não tivesse uns portes inacreditáveis, se não praticasse preços exorbitantes e se não me tivesse tentado aldrabar vai para anos quando lhe comprei vários e bons jogos, ao afirmar num mail particular que os Indianos sim era tudo mau, mas as que as peças dele não, que não eram fabricadas na India (pois não, talvez ao lado!). O Camaratta, não a faz barata! Depois porque chama nome errados aos “bois” numa comercial! As peças Zagreb 59 são bonitas mas “fake” e “is a stunningly chess accurate reproduction of one of the most popular chess sets used in the major International tournaments during the 1950s and 1960s”, nem sequer é musica, é ruído mentiroso! Bem na NET a estupidez é tanta que lhe chamam “Russian chess Set” ! Irra que é burro!

Pronto embirrações minhas, como tenho-tive com um agora “pobre” Bob Long, ou com M Pein da LCC. Só falta mesmo os Danailov (s) e os Azmaparashivili , os Crisan deste mundo dedicarem-se ao negócio do xadrez ( mas...não se dedicam?) para eu ficar radiante! É que os "Pandolfos", os Schiller e afins já lá andam!

Vejam a cena do próximo episódio sobre um negócio falhado por mim na Ebay, com Capablanca, Fidel, Havana e Tudo!

Bem...vai para minutos que tinha postado e fechado o artigo, todavia como estou bem disposto, aconselho os meus leitores a verem o que aqui vou colocar, só por causa das coisas e alicercar o que escrevi!

A- 19th C. JAQUES BOXWOOD CHESS PIECES

(Diga lá outra vez? -Jaques Quê? Podem ser Ayres, ou mesmo uma versão da British Chess Company! Em que é que este vendedor se baseia para dizer que são Jaques ( apesar de serem peças soltas e não um jogo completo)? Pelo Rei estampado a encarnado na cabeça do Cavalo? Mas isso acontecia noutras peças sem ser Jaques!

B- BAYERWALD JOHN JAQUES WEIGHTED CHESS SET AND BOARD


( Extraordinário! O "homem" sem querer diz a verdade: é uma mistura de Bayern de Munique com Jaques! Jaques "a ponta dum corno" - Este jogo é uma versão de madeira de um conjunto Staunton Alemão, muito utilizado nos Opens alemães na versão plática! Tenho um igualzinho, pois a Majora Vai para anos comercializou este jogo! Tem a lata ou a ignorância de dizer que o jogo está na caixa original! Pedia quase $150 ! Nem metade vale!)


C- John JAQUES London Weighted Staunton Chess Pieces & Box



( Diga lá? Talvez a única coisa Jaques seja a Lata...perdão a caixa! As peças são claramente umas Pré-Lardy, ou mesmo Lardy, ou quando muito, um Staunton Britânico baratucho! Mas pronto, há que atirar o barro à parede! Jaques está a dar e tenta-se que cole!

Já agora para que saiba, por vezes informa-se o vendedor do equívoco e este responde agressivamente ou manda-nos à real m... pelo silêncio! Claro, iamos estragar a marosca!

Ainda há dias, vi uma foto fabulosa de um jogador Português de xadrez nas Olímpiadas-Leipzig 60- com um conhecido jogador soviético. O "gajo" dizia no site que a foto era original, muito antiga, mas mesmo sendo coleccionador - presidente da COSSU (Chess on Stamps Study Unit) e tendo um museu em casa, não sabia a data da foto! Okay, escrevi-lhe, disse-lhe a data da foto, o nome do jogador Português. a ronda, o resultado. O "artistão" agradeceu, elogiou o meu conhecimento, e passado 4 dias tudo na mesma, nem a ombridade teve, de corrigir o que tinha escrito! Claro, um patego pagou $50 por uma foto que até duvido da originalidade!


3 comentários:

  1. Haja alguém que nos ensine!

    Espero que quem te lê interiorize bem o que escreveste (e demonstraste) porque "intrujas" a vender gato por lebre há muitos por aí...
    Até nas simples coisas portuguesas há por aí uns 'venderdozecos' que deviam levar uma estalada bem assente pela falta de ética que têm.
    Já me aconteceu colocar questões a um vendedor on-line e como iam desarmar o que o artista dizia vender, escreveu para o meu e-mail pessoal a 'desancar-me' em vez de dar explicação no site do leilão. Tive de avisar os responsáveis do site e o tipo lá foi irradiado. Deve ter ido vender para outro lado.
    Há muito patego por aí...

    Continua a escrever que o pessoal gosta!
    Sirgado

    ResponderEliminar
  2. Esse Frank Camaratta tem nome de mafioso italiano e o Malcom Pein quando olho para a cara dele, nunca me enganou! Faz-me logo lembrar o Scrooge, aquela personagem que faz de avarento num filme de Natal! Desde que tomou de assalto o LCC, os preços aumentaram logo em todos os artigos exponêncialmente! Quanto ao Ebay, é como diz, só mesmo coisas baratas de algumas pessoas honestas, porque o conceito Ebay sempre me cheirou a americanisse que tem sempre por base o negócio e o marketing de pilim fácil para patego cair. Da Amazon americana também quero distância desde que baicotaram o site do Julian Assange! O seu hit do momento o Kindle também é hit de americanos que gostam de ler romances de cordel e tem marketing enganoso de livros a 9.99 dól que passado uns tempos começam a subir para preços acima do paperback! Quando as baterias acabam e o cliente lhes envia um para as substituirem, recebe um Kindle mas que andou por outras mãos! Depois pensam que Europeu é parvo... (alguns até são). Nos iPADS nem sequer fazem a conversão dól para eur e europeu que é parvo aceita!

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo:
    A- Malcom Pein....de acordo. DE um simples jogador de xadrez a "Rich man" ! na LCC alçguns preços não são preços, são roubos! O que é certo é que os gajos "comeram" a BCM- British Chess Magazine" e só não comeram ainda a Chess Direct, porque...

    B- Camaratta. Riquíssimo e um dos maiores coleccionadores do mundo. o Resto? Excelentes peças e tabuleiros é verdade! Comprei-lhes alguns jogos vai para anos, quando os portes eram muito acessíveis e nunca fiquei defraudado. Depoios a qualidade nos jogos mais baratos começou a diminuir! Eu tenho um chamado ZAGREB 59 da HOS ( é completamente estúpido e aldrabão o texto promocional deste jogo!)e é perfeito, o meu amigo Félix do Amanhã da Criança comprou igual ao Camaratta e aquilo é péssimo na cor, no acabamento! Comprei dos primeiros jogos plásticos de 4" Collector da HOS, excepcionais. Já vi outros em qua a linha do molde é visível, o chumbo é mau e a perfeição foi-se! O Actual Windsor Series (replica das peças de Fischer-Campeonato dos EUA anos 50-60) não tem nada a ver com as que primeiro vendia essas sim, réplicas quase perfeitas.
    Depois os preços são inacreditáveis! Alguns jogos comprados na India iguais aos do Camarata, custam 3,4 vezes menos! Aliás é lá que os manda fazer, mais perfeitos, requintados , mas na Índia! E pode berrar aos quintos que não! Então que informe a comunidade qual a fábrica americana ou europeia que os fabrica! 300, 400% por vezes o que ganha num jogo!

    Sobre o resto tem razão, mas...não sou tão radical!
    Tenho comprado coisas maravilhosas na Ebay, ou num ou outro vendedor Web que não digo!

    Ainda há dias um Livro da Tschaturanga Olms de Kurt Richter sobre a Olímpiada n~´ao oficial de Munique! Ai se não fosse um "amigo" meu GM que tem uma livraria on-line com raridades-raras!?
    E livros de xadrez da Letónia se não fosse a Ebay?
    E peças russas raras?

    Sabe uma coisa caro anónimo: fico com a sensação que apesar de tudo, pelo conhecimento dos factos que gasta,. ou gastou algum neste negócio via Web! Sabe do que fala!
    Que se calhar agora não gasta de xadrez porque na tal ilha dos "olhos de vidro e cara de maus" há tudo, ou quase tudo! Olhe o Livro de Munique 36 , não havia!
    Mas como percebe, num blogue, "népia" não devo!

    ResponderEliminar