XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

03/01/10

LASKER ...Emanuel e LASKER... Edward



Num comentário o meu grande amigo xadrezista Dinis Lameira (quem poderia ser?) questionou se eu conhecia o livro de Edward Lasker "Chess For Fun and Chess For Blood" em que este comenta a sua partida com Emanuel no Torneio de Nova Iorque 1924, em quase 30 páginas.

Claro que a resposta só pode ser: conheço e bem, porque este Livro de Edward Lasker é muito, muito bom, particularmente a forma incrivelmente emocionante, diria apaixonante, como comenta a citada partida. Mas o livro não vale só por isso, é também um excelente livro para qualquer xadrezista "pós-iniciação", escrito de uma forma didáctica, entretida, nada "maçudo" , diria naquele estilo muito americano que marcou época e gerações, na qual incluo nomes extraordinários e, repito, extraordinários ( porque agora existe uma cabotina maneira de os tentar achincalhar, apoucar por parte de alguns pseudo-críticos de xadrez), como Fred Reinfeld, Irving Chernev, Eugene A. Znosko Borovsky, Reuben Fine, e Edward Lasker.


Os poucos livros que Edward Lasker (não era profissional de Xadrez, era Engenheiro e Inventor) escreveu são na generalidade bons e gozaram de enorme popularidade nos EUA, vendendo-se ainda hoje, um ou outro , muito bem na Amazon, nas reedições da Dover.
O livro citado, mas também o "Chess Secrets I Learned From the Masters", ou "Chess Strategy", "The Adventure of Chess", são livros que aliam um profundo amor e conhecimento do xadrez, a uma forma clássica , pedagógica e instrutiva de escrever xadrez, coisa que sabemos, hoje vai rareando na literatura xadrezista, substituída pela preguiça militante, pela "Rybkalização" ou "Fritzdeira" de variantes a quilómetro, de futurologia do que nunca se pensou no tabuleiro, ou do que poderia ter acontecido! Quase ficção analítica! Dá dó ler alguns livros de xadrez actuais e, talvez por isso, esteja a acontecer fenómeno interessantíssimo: o revivalismo, a reedição dos Clássicos de Alekhine, de Botvinnik, de Lasker, ou os livros de Torneios históricos!


Junto as mãos, e se calhar os dez dedos não chegam para citar dez grandes autores de livros de Xadrez, opinião subjectiva como é óbvio, mas minha: Sosonko, Timman, Soltis, Marin, Crouch, Sthol, Dvoretsky, Agaard e...poucos mais. Claro que estou a citar autores de livros de xadrez, porque na Web o panorama não é mais animador, e aqui tiro o chapéu à forma excepcional como o Kevin Spraggett escreve sobre xadrez.

Assim, no livro "Chess for Fun and Chess For Blood," um respeito e admiração do Lasker Edward pelo Lasker Emanuel, que o leva a considerar o empate de NY 24, como uma das suas melhores partidas, mas sobretudo no comentário à partida, o fazer-nos estar presente nessa luta titânica, com os seus dramas, as suas dúvidas, os seus apuros de tempo, os volte-face no tabuleiro, em suma a essência de uma batalha árdua de 100 lances e quase treze horas de tabuleiro . Raramente vi uma partida tão "emocionalmente" comentada e tão "vividamente" escrita! Edward Lasker quase que nos faz acreditar sermos Edward Lasker a jogar contra Emanuel Lasker, acreditem!


Vou colocar esta partida aqui, com notação algébrica e tradução ( fraquinha certamente, que Inglês não é o meu forte) para verificarem se é ou não verdade o que afirmo. Quase que se poderá seguir sem tabuleiro, todavia o ideal era gastarem umas folhinhas e imprimirem-na , para estudo futuro, e estou agora a pensar nos meus jovens leitores ( acabei de soltar sonora gargalhada -Será que os tenho?) , porque sem estudo, já se sabe ...JXPQNVLN !


Vou manter os comentários de Edward Lasker, sem qualquer intromissão de outras análises, que posteriormente vieram trazer nova luz às suas e que repuseram "esquecimentos" em posições decisivas, ou falhas analíticas. Pode ser que num futuro artigo, faça essas correcções.


Ah! Ia-me esquecendo...a edição da Dover na Amazon fr, ou Amazon uk custa o preço espantoso de 8 Libras e se for "usado-novo" entre 2 e 5 Euros, uma fortuna! Um aviso: a notação é descritiva ou seja 1. P-4K -P-4K 2. Kt-KB3 etc.
Aguardem pois!



1ª edição do Livro ( retirado das "Chess Notes" de E. Winter)

Sem comentários:

Enviar um comentário