XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

11/11/09

LASKER...Outra vez

"Emanuel Lasker: Denker, Weltenbürger, Schachweltmeister"

Pois é. No próximo dia 20 deste mês, a Sociedade Lasker de Berlim, vai lançar em festividade na Herzog August Library em Wolfenbüttel, um livro sobre Lasker, que mais do que uma extensa biografia, será quase uma súmula definitiva sobre a vida e obra deste grande génio do tabuleiro.


Uma obra monumental que teve a colaboração de grandes nomes associados ao estudo de Lasker, mas também da História do Xadrez. A lista é realmente impressionante para quem sabe quem são Linder, Forster, Donaldson, Lisovsky ou Hilbert, a que devemos acrescentar GM como Huebner, Tischbierek, Korchnoi!


Prof. Dr. Wolfgang Angerstein, Ralf Juergen Binnewirtz, John W. Donaldson, Juergen Fleck, Dr Richard Forster, Prof Dr Bernd Gräfrath, Dr. Tony Gillam, John S. Hilbert, Robert Huebner, Peter de Jong, Karl Kadletz, Thomas Lemanczyk, Dr.Isaac M. Linder, Tomasz Lisovsky, Roberto Mayor, Egbert Meissen Castle, Dr. Michael Negele, Susanna Poldauf, Toni Preziuso, Prof. Dr. Joachim Rosenthal, Raj Tischbierek, Robert van de Velde, Hans-Christian Wohlfarth. Um prefácio de Paul Werner Wagner, o atestado de competência editorial de publicação de Richard Forster, Stefan Hansen e Richard Negele, e a chancela editorial de uma casa insuspeita como é a Excelsior Verlag de Berlim, sobre a supervisão da Sociedade Lasker, tudo preparado para uma obra que não diria definitiva, mas que se vai afirmar por longos e bons anos como um “Vademecum” para qualquer Laskeriano que se preze, ou para figurar "altaneira" em qualquer biblioteca de xadrez que seja digna desse nome.

Assim, qualquer coisa como um livro gigantesco de 28,5 cm X 22 cm, mais de 1097 páginas, 4 Kg de peso, e dentro, 700 partidas de xadrez, muitas comentadas por Huebner , Tischbierek, 500 gravuras, muitas delas inéditas e...por aí fora! O preço rondará os 115 Euros.


Claro que já adivinharam qual será a minha prenda do "menino jesus" no Natal Xadrezistico!? Depois...depois como tudo é em alemão, OCR para cima e Power Translator a trabalhar, que remédio!

Ah! Podem ir a este link e tirar em pdf um extracto do Livro, ou seja na Homepage da melhor loja europeia de venda de livros e material de xadrez, a alemã: Schachversand-Niggemann

www.schachversand.de/startneue.htm




1 comentário:

  1. Será obra imprescindível em qualquer biblioteca decente de xadrez.
    Pena estarmos insulados, mas, quem sabe, alguma alma caridosa não o converta para o português.
    Blanco

    ResponderEliminar