XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

15/05/09

LOGO DO BLOGUE

Porquê esta montagem? Que razão, ou razões explicam a não inclusão de nenhum Campeão do Mundo? Porquê o meu eu de..." carão moreno...; meão na altura; Triste de facha, o mesmo de figura; Nariz alto no meio, e não pequeno;..." como escrevia Bocage? Depois, quem são os ilustres ou menos ilustres (para alguns) que me cercam na minha ignomínia fraqueza de jogador de xadrez?


Em primeiro lugar , Eu, porque sou eu e o Blogue é o meu. Digamos que sendo o meu blogue, o meu blogue não sou eu, ou seja, representa apenas uma faceta curta, apaixonada sem dúvida, mas restrita de Arlindo Vieira.


Claro que gosto dos Campeões do Mundo, embora não os tenha todos no meu Olimpo de preferências xadrezistas. Tenho uma lista pessoal e intransmissível de preferência ordenada dos maiores jogadores de todos os tempos e necessariamente dos Campeões do Mundo, assim ao estilo de "The Golden Dozen" , do meu querido Irving Chernev, e nessa lista o primeiro lugar, aquele que considero o maior jogador de xadrez de todos os tempos, é ocupado por....por... NÃO DIGO! Pronto, vou dizer : EMANUEL LASKER ! Sim , um "jogador de café" como certa vez vez Fischer o apelidou! Porquê Lasker? Isso queriam os meus leitores saber! E vão saber, se me continuarem a ler, porque hei-de escrever sobre Lasker, embora seja dificílimo escrever sobre Lasker, o jogador Lasker, o estilo Lasker!




Mas aquelas jogadores que me rodeiam, nenhum aureolado com a coroa mundial?


Fascínio, ternura, conhecimento de muitas das suas partidas e da sua extraordinária força de jogo! Depois, contra-a-corrente! Como poucos, muito poucos os conhecem, ou conhecem-nos de canto de enciclopédia, de variante de abertura, ou de posição de tabuleiro em livro de xadrez, eu quis conhecê-los na sua força de jogo, na sua essência de jogadores de uma época de ouro ( para mim, obviamente) da História do Xadrez!


Depois...porque de todos possuo colecção, ou colecções de partidas, ou de bastantes, biografias. Por fim porque foram fabulosos jogadores, injustiçados por serem conhecidos por uma ou outra partida brilhante que jogaram (caindo no esquecimento verdadeiras pérolas de xadrez que foram jogando ao longo das suas carreiras), outros pelos extraordinários livros de xadrez que escreveram e, nem sequer me estou a referir a Nimzowitsch, mas por exemplo a Tartakower e ao seu genial " My Best Games 1905-1954", ou ainda outros pela vida trágica que tiveram, ou pelo puro e simples esquecimento a que foram remetidos pelos jogadores de xadrez!




"Dos Fracos não reza a História," dir-me-ão aqueles mais presencistas, outros mais jovens ,responderão tal como conta o Spragett (salvo erro) no seu fabuloso Blogue , que não precisam de estudar as partidas destes jogadores, porque não vão ser emparceirados com nenhum deles em qualquer torneio, outros ainda, que este blogue cheira a bafio, a mortos que tresanda, e era o que faltava estudar partidas de "piços" do passado, de jogadores com péssima técnica defensiva, atacantes de meia tigela, jogadores que hoje seriam trucidados em qualquer torneio aberto!


Têm dúvidas que ainda há muito idiota que "desconversa" assim? Que na sua ignorância do que fala, na sua analfabetice xadrezista, faz comparações incomparáveis, que confunde "Duras" com Durex, que acha que Rubinstein, é o nome de uma variante da Nimzoíndia, ou que Marshall é o Xerife de um filme de cowboys de 2ª categoria?!


Assim, contra a maré, a corrente! E quem me conhece sabe da Luso Xadrez, os artigos que fui publicando sobre Kasparyan, Fyodor Bohatirchuk, Vladimir Simagin, Rudolf Spielmann, ou do mais recente e ainda vivo, Viktor Kupreichik! Estes, hei-de republicá-los neste bloco e a outros hei-de dar espaço VIP aqui!



Assim, aqueles ilustres jogadores que me rodeiam são jogadores que aprecio imenso, apesar de alguns serem considerados de 2º plano. Claro que faltam outros que a falta de espaço não permitiu incluir na fotomontagem, mas que mereciam lá estar, como por exemplo: Winawer, Bernstein, Reti, Breyer, Teichmann, Mieses, Burn, Charousek, Verlinsky, etc




Para que conste, a minha ilustre companhia e na barra de cima, da esquerda, em baixo, na direita:





Mikhail Ivanovich CHIGORIN ; Oldrich DURAS; Carl SCHLECHTER; Saviely Grigoryevich TARTAKOWER; Akiba RUBINSTEIN;





Frank James MARSHALL ; Aaron NIMZOWITSCH; Johann Hermann ZUKERTORT;





David Markelowicz JANOWSKI; Joseph Henry BLACKBURNE; Siegbert TARRRASCH;





Harry Nelson PILLSBURY ; Rudolf SPIELMANN; Géza MARÓCZY



1 comentário:

  1. Porque podem não ir abaixo rever os posts:

    Castanheira: Correcções feitas na partida Fischer- Muñoz

    Alexandre : O Teu Mequinho na Bibliofishermania!

    A todos um sincero obrigado pelas palavras e chamada de atenção para o Xadrez Memória!
    Como num filme salvo erro dos anos 60 " Com jeito Vai...nas Calmas!"

    ResponderEliminar