XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

20/05/09

GOSTOS E LEITURAS...

Quando escrevia na Luso Xadrez tive a consciência plena que era bastante lido no Brasil e mesmo por alguns xadrezistas de outros países da América do Sul. No meu mail, chegaram pedidos de publicação de um ou outro dos meus artigos, e durante anos em alguns sites hoje desaparecidos lá vinha o Kasparyan do “Mestre” Arlindo Vieira, ou o Spielmann do “enxadrista” português Arlindo Vieira.

Não , não é vaidade, cheguei a ter a ideia, se calhar errada, que era mais apreciado pelos amigos brasileiros do que por muito xadrezista português, e, nem sequer fujo ao facto de o Luso Xadrez ter tido uma projecção apreciável fora de Portugal, o que para um Fórum de discussão sobre Xadrez, não deixa de ter a sua “glória”.

Agora com o meu blogue, sei que gostaria de ser lido da mesma forma e entusiasmo com que vou lendo alguns espalhados pelo Mundo, nomeadamente pela América Latina.


Nem sequer vou esconder que sabendo como funciona o mundo da blogosfera e a profusão imensa de sites, blogues e Fórum de Xadrez, se não formos conhecidos, se não nos dermos a conhecer, só por um acaso de destino poderá a nossa página ser acedida por quem realmente ama o xadrez.



Assim, semanas atrás dei-me ao trabalho de estabelecer comunicação com alguns “bloguistas” fora de Portugal, ou de fora, tendo já forte costela nacional, comunicando-lhes o Xadrez Memória. Foi o caso do “Amador”, Jornalista, Secretário da Federação de Xadrez de Paraíb
a, mas sobretudo o autor de um blogue de qualidade que leio com grande entusiasmo, o “Reino de Caissa" do amigo Fernando Melo, foi o caso de um mail privado em que o MI Raul Ocampo Vargas, esse incansável e grande amante e divulgador do Xadrez em língua hispânica, com ligações a Portugal ( isso é outra história...) e autor do belo Blogue “ Chess Coach, Ajedrez a la Orden” me comunica que vai seguir o Xadrez Memória, foi o caso do Spraggett, que embora não me tenha respondido, conhecendo a sua categoria e a sua elevadíssima cultura xadrezista, é bem capaz de dar uma espreitadela no meu blogue, já que ao seu, “Spraggett on Chess” eu não espreito, simplesmente passo horas deliciado com o escreve, nomeadamente com artigos de xadrez, tal a qualidade das sua escrita. Aliás, sou leitor de tudo o que Kevin escreve vai para anos, desde os seus belíssimos textos no site da Federação Canadiana. O que recentemente escreveu sobre Geller, melhorado em relação ao mesmo artigo de 2006, é simplesmente extraordinário: talvez e só o melhor artigo que vi escrito sobre este grande jogador russo!

Com alegria pois, que aos poucos vou estabelecendo pontes, como digo e diz o Fernando Melo, “formando umas parcerias”
e por isso feliz por ser citado com foto e "Mestre" e tudo, no Reino de Caíssa, deste amante do xadrez de Paraíba! Amor com amor se paga , por isso, aconselho a ler os excelentes artigos de Fernando Melo, ou os belíssimos, Vladimir Kart, ou Antoshin de Ocampo Vargas, ou o Geller, ou o Winter, do Spraggett.

Acreditem que ficam a ganhar qualquer coisa, muito mesmo, porque estes homens amam mesmo o xadrez de verdade!




http://reinodecaissa.blogspot.com/



chesscom-chesscoach.blogspot.com/



http://kevinspraggett.blogspot.com/




Sem comentários:

Enviar um comentário