XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

02/05/20

GRUPO XADREZ DO PORTO 80 ANOS!

Um Vídeo simples, sem efeitos "PXTO" só para mostrar a minha afeição por este Clube único no panorama xadrezista nacional, e se calhar, internacional.
Imagens de uma vida, de um património, de um capital humano e memorialistico como poucas no que diz respeito ao xadrez.
Tomara eu que outros Clubes tivessem preservado os testemunhos históricos do passado, que muito do património não tivesse sido pura e simplesmente delapidado ( para não usar o termo "roubado"), que os dirigentes tivessem como fio condutor da sua ação a preservação de atas, bibliotecas, material de jogo, folhas de partidas. Quase nada. Fico por aqui na minha amargura, que já nem o é bem: é mais um sorriso irónico, quase desprezível por este Xadrez nacional paupérrimo, pelo menos no que à sua História diz respeito. Opinião minha, claro!


2 comentários:

  1. Arlindo,
    O meu agradecimento por teres partilhado esta delícia de história de Xadrez.
    Só tu conseguias arrumar uma Vida associativa tão grande nuns escassos 27m e 48s.
    Parabéns ao teu GXP e a ti por seres uma verdadeiro guardião de memórias.
    Só conheci o GXP da Passos Manuel, ma fiquei lá!...
    Abraço cheio de saudades!
    Carlos Sirgado

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao GX Porto! :)
    https://ogatodoalekhine.blogspot.com/2009/05/pois-estive-no-porto.html

    ResponderEliminar