XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

07/11/14

VASCO SANTOS ... Só para não esquecer





Em 2006, num comentário no blogue do Alverca aquando da sua morte, escrevi a respeito de uma polémica ( Xadrez Livre)  na Stadium entre o Vasco Santos e o Costa Moreira 

"Vasco Santos num número posterior de 10 de Dezembro de 1950, dá a sua própria opinião sobre o Xadrez Aleatório, no seu estilo fluente, bonito, escorreito mas profundamente elucidativo. Vasco Santos era um grande escritor de xadrez! Um colunista brilhante, talvez dos melhores, senão o melhor que passou pelo xadrez português! Já agora…para quando uma merecida homenagem ao Vasco Santos? Para quando este miserável país passa a não esquecer aqueles que lhe deram algo? Para quando nós, xadrezistas, que deveríamos ter memória bem estruturada, só a temos para variantes, posições, e não para o xadrez sentido dos afectos, do não esquecimento? No Xadrez, como noutras actividades, gostamos imenso de mandar as pessoas para os “lares de 3ª idade do nosso esquecimento”, como se o jogo que amamos, não o seja pelo que outros no passado lhe dedicaram!" - Arlindo Vieira

Reafirmo hoje o mesmo! 


Só um país peão sem alma, só uma comunidade xadrezista entre o parolo, o pacóvio, e sobretudo ingrata e mal agradecida é que permite que um nome como o de Vasco C. Santos esteja num limbo ignóbil. Pronto,  já sei,   foi organizado um torneio em sua memória vai para anos e uma sessão solene…querem um biscoito?! Acham que isso honra alguém como o Vasco Santos?
O António Pereira dos Santos dedicou-lhe umas belas palavras, mais aqui e ali umas lembranças aquando do seu falecimento e a partir daí o esquecimento.
Não, o que era preciso é que qualquer jovem mancebo se aventurasse a recolher tudo (e foi tanto, tanto! a Bola, Record, Mundo Desportivo, Flama, o Diário de Notícias, Jaque etc. etc. ; ) o que este Grande Homem do Xadrez escreveu sobre xadrez em jornais e  revistas  de xadrez ou não xadrez.
Eu dou uma ajudinha ( Flama  Ano VI nº 62 de 13 de Maio de 1949) se não se importam neste meu humilde blogue. Já agora, se me puderem identificar a foto do artigo agradeço encarecidamente ( É o Vasco Santos? Se o é, porque razão ninguém colocou esta foto online?). Se o for, finalmente uma belissima foto de Vasco Santos.
Ah! Não esqueçam: right click and save!




Caro Mestre Vasco Santos, vi-o duas vezes, mas nunca lhe falei. Sei hoje o que perdi de cultura e nível de xadrez. Valeu-me o que foi deixando escrito, e foi muito, de amor-paixão ao xadrez . Alimentou este feitiço  embevecido de Caissa que não me larga. Grato eternamente.


3 comentários:

  1. A foto é a do mestre José Casimiro Vinagre, primo do mestre Vasco Casimiro Santos. Salvo erro...

    ResponderEliminar
  2. Em Ajedrez 365 de José Luis Pérez (creio) foi publicada em 25 de Setembro de 2014 uma magnifíca foto-reportagem sobre o Match Internacional Interclubs, Barcelona del 18 al 20 de agosto de 1951. Refere-se ao encontro de desforra entre o Grupo de Xadrez de Lisboa e O Clube Ajedrez Ruy López Tivoli, realizado em Barcelona. Com mais de meia-centena de fotos, ali figuram como jogadores os mestres José Vinagre e Vasco Santos, para além dos ex-campeões nacionais Carlos Pires, João de Moura, Joaquim Durão e Daniel de Oliveira e importantes dirigentes portugueses e catalães. A não perder!

    ResponderEliminar
  3. Caro Mestre Cordovil, toda a razão. Por pesquisa e semelhança com outras fotos é José Vinagre. Pena que eu não tenha nenhuma foto decente de Vasco Santos relacionada com xadrez.
    Obrigado.

    ResponderEliminar