XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

15/08/13

A MINHA BIBLIOTECA DE XADREZ

Antes das férias.

A minha humilde biblioteca de xadrez (faltam umas coisas que já não cabiam nas estantes). O vídeo é fraquinho, "tremelicas", mas é o que se pode arranjar. Se não gostarem fiquem com um bocadinho de Bach do Scott Ross. 
PS : engraçado que enquanto jogador era acusado de "teórico" de aberturas - nota-se, basta ver os livros que tenho desta fase de jogo: perto de 20 livros e alguns nem os abri! Tenho 4 iInformator, nunca tive Enciclopédia de aberturas, e alegria!

Organização? Sim : Campeões dos Mundo, Grandes jogadores da História (alguns, antes dos anos 40, meus verdadeiros heróis), Torneios, Xadrez Soviético, Coleções de partidas, etc.

Ah! Nunca façam a pergunta entre o disparatada e ridícula se li os livros todos da minha biblioteca, primeiro porque essa questão nunca se deve pôr, e em segundo lugar porque arriscam-se a uma resposta de proporção estatistica muito elevada de Sim, para a maioria deles: Os da McFarland, aqueles de capa de percalina vermelha ou azul (Morphy, Zukertort, Chigorin, Schlechter, Marshall, and so on) os dos Grandes Torneios, as biografias dos grandes jogadores- Sim, todos, e alguns com ajuda do scanner e ocr, então como iria ler o extraordinário livro do Duras em Checo em , ou o do Voronkov sobre os Campeonatos da URSS em Russo? A paixão tem coisas destas!
"adivirtam-se" pois.



4 comentários:

  1. Uff!...Perde-se o folgo!

    Só é pena não se verem mais tempo algumas lombadas, ou não se verem na sua totalidade...mas, sempre à mão, lá está o "Xadrez básico"!...
    O meu conjunto de livros, que não atinge esta biblioteca em 1/10 de quantidade e 1/20 de qualidade, mesmo assim fica orgulhosa em que hajam uns 20 volumes coincidentes!...

    Sabes o que me entristece? É que na sociedade actual e futura, já ninguém mais tem capacidade para se aperceber de uma fracção do significado do que aqui está representado.

    Sabes o que me entristece ainda mais? Eu próprio, mesmo que tivesse 50 anos de tempo livre à minha frente, já não iria reunir a disponibilidade de espírito necessária para apreender a plenitude de algumas destas obras da forma que elas merecem (aquelas sobre as carreiras e as biografias de grandes jogadores, principalmente) e, anteriormente, quando tinha 20 anos, tinha essa disponibilidade, isto é estranho e faz-nos pensar, não?!...

    António Castanheira

    ResponderEliminar
  2. "Perde-se o folego" e não "Perde-se o folgo"

    ):

    A.C.

    ResponderEliminar
  3. António Mendes Curado21 de agosto de 2013 às 23:41

    Maravilhosa visão de algo muito bom, que se não vê todos os dias. Com isto o bichinho ...morde e recordo o passado não muito distante.

    António Mendes Curado
    Coimbra

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha, tbem tenho amor pelos meus livrinhos, companheiros de xadrez...alguns dos livros tenho aqui comigo tbem, inclusive o XADREZ BÁSICO, do DR D'AGOSTINI, fiquei admirado por vê-lo entre seus livros,,,,

    ResponderEliminar