XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

10/08/12

QUEM É? DESAFIO !

 Claro que este desafio só pode ser para os mais "encardidos" do tabuleiro, hoje na casa dos 50, 60 anos ou mais. Nunca vi esta foto em lado nenhum, nem sei se o próprio a tem!

É ...foi um jogador português de muito bom nível no tabuleiro e chegou mesmo no xadrez por correspondência a uma bitola elevada. Escrevia e bem sobre xadrez!

Quem é este...jovem? Se o conseguirem identificar, podem dizer-me o que é feito dele? Abandonou a modalidade vai para tantos anos!

Como chegou esta gravura às minhas mãos? A foto foi tirada em Portugal? Depois explico.


2 comentários:

  1. A identificação não é conclusiva porque o rosto só é parcialmente visível mas, pelo cabelo, pelas sobrancelhas, pelo físico e pelos dados fornecidos, imagino que possa ser...Álvaro (Faria) Pereira, embora eu não o tenha conhecido tão novo.

    O último contacto direto que tive com ele foi nos últimos anos do século passado, depois disso publicou uns textos no "Peão Distante" e...nada mais, de que tenha conhecimento.

    Era um excelente analista e comentador de partidas, sempre modesto, pragmático e aberto a novas ideias.

    António Castanheira

    ResponderEliminar
  2. Olá Grande Amigo Castanheira.

    Não, como na "batalha naval" água!

    O segredo desta foto está na sua raridade e na juventude do moço, claramente em idade Júnior. Tenho quase a certeza que nem ele próprio a terá (palpite).
    Que é no estrangeiro, também tenho quase a certeza pelas peças apresentadas -um estilo que praticamente nunca se usou no xadrez português - estilo francês ( mas não é em França) - tenho dois ou três jogos neste estilo que não é bem "Lardy".
    Quanto à foto, o rosto é identificativo e olha que nunca tendo jogado com ele, das poucas vezes que o vi aí em Lisboa dava para o identificar...parece haver outra forma de identificação mas...não digo!
    Percebes agora o fascínio da descoberta desta foto?! Penso que só o próprio Álvaro Pereira, o F.Silva, o Durão, o Cordovil, etc o poderiam identificar! Como tive acesso a isto? Uma surpresa completa!
    Abraço!

    ResponderEliminar