XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

18/02/11

Ebay, Xadrez , por vezes...Eboyzices

Para compreenderam melhor este post, talvez fosse boa ideia ir aos “tags” do meu blogue e lerem o artigo que escrevi sobre as peças de xadrez das Olimpíadas de Havana 66, da sua raridade, do seu excepcional valor nas cotações de coleccionador.

Acontece que vai para dois meses no meu surfar ebay xadrezistico, deparo com uma coisa que quase me tirou a respiração num momento, para depois de uma leitura nem sequer muito rápida, perceber que o quer estava a ver era um caso que se não muito comum, pelo menos aqui e ali vai acontecendo neste mercado da ebay. "Sniper-ebaying" .

Eram as extraordinárias e belíssimas peças da Olimpíada de Havana de 1966, produzidas exclusivamente para esse fim e que depois foram distribuídas pelos capitães de equipa ( juntamente com uma mesa articulada) e a alguns jogadores.

(cliquem na imagem para ampliar)




O Indivíduo que punha as peças a leilão era um grego com um nick complicadíssimo, mas que com boa vontade e “aportuguesando” quase que termina em “trafulha”. Duas ou três surpresas para desconfiar:

1- Só vender um item destes para Inglaterra


2- Começar a licitação por 1 libra

3- Escrever que o item estava por abrir

4- A qualidade das fotos (muito má) para um dos jogos de peças mais valiosos do mundo


Okay, fiz o que manda a Ebay .


"This seller has set buyer requirements for this item and only sells to buyers who meet those requirements.

The seller doesn't ship to the location where your primary shipping address is located

Note: If you are still interested in bidding on or buying this item, you may contact the seller and ask that they exempt you from any buyer requirements"


Contactei o tal “Itantras…trafulha” explicando-lhe que estava interessado em licitar as peças, mas que o mesmo teria de abrir o leilão no que diz respeito à localização de envio do item.

Analisem a resposta nada grega do "gajo":

"OF COURSE I CAN SEND IT TO PORTUGAL. IF WE ARRANGE ALL FINANCIAL TRANSACTIONS EVERYTHING WILL BE MORE SIMPLE".

Leiam o subentendido do encarnado! Só que este "greek marmelo" de ATTIKI-ANO NEA SMIRNI teve azar! Encontrou logo um "portuga" da SÉ DO PORTO que o "manjou" logo à distância de uma viagem marítima, e ainda por cima que sabe quem inventou o Teatro, logo os Gregos! O gajo queria Tragédia, levou com Comédia -Aristófanes, Epidauro e Tudo! Morra o "trafulha, morra, PIM! " ( Almada desculpa-me!)

Assim mais um mail no último dia do Leilão a pedir-lhe que abrisse o leilão para Portugal e Nada! Ou antes tudo!

O "Greekoide" respondeu-me em estilo pré-socrático da seguinte forma:


"IF YOU ARE A SERIOUS COLLECTOR YOU IUNDERSTAND, IN THE WHOLE WORLD THERE ARE 5 SETS FROM 1966 PRICE IS 50000 POUNDS"


Fui assistindo curioso aos últimos momentos e claro! Vejam em quanto ficaram as peças! Claro que ficaram com este cretino, ou directamente ou através dos amigos! E calculo que o último lanço deveria ser de milhares de dólares de um amigo, ou do próprio com outro nick-computador. Para vos explicar isso, tinha que vos explicar como são os "lanços".



Sorri e resolvi enviar ao "trafulha" um mail violentíssimo em que por entrepostas palavras o manda para a pqp , dando-lhe a entender a ilegalidade que cometeu como vendedor da ebay, e que conhecia muito bem o valor das peças e o que ele pretendia, sugerindo-lhe que pobre não ajuda "roto" referindo-me obviamente à crise dos dois países e que fosse procurar outro otário!


Até na última proposta o gajo é aldrabão! Não existem 5 jogos destes no Mundo! Depois 5000 só pelas peças é imenso! Agora percebem quanto é que o gajo estava a tentar um otário! Este jogo valerá hoje sem a mesa, $3000.

Querem ver o epilogo disto? O "Aldubras" também vendia uns relógios de marca, ora acontece, que poucos dias depois disto, deparo no seu feedback com a queixa seguinte, de um comprador com 100% de feddback positivo, que tinha ganho um relógio "Omega Seamaster " por £54.00

" Seller refused our PayPal payment as he wanted more money for the watch. Avoid. Buyer"

Acabou? Não! Como é óbvio a cotação do gajo desceu aos 60% e com esta cotação toda a gente percebia o aldrabão que era, por isso, como não pode apagar o feedback negativo, lá vendeu uma viola, ou lá combinou com amigalhaços umas compras e feedback positivo para lhe subir a média!

Já agora como se diz Vómito em grego?
Ah! já sei Κάνετε εμετό!

Podia ser ...βόδι, mas por questões relacionadas com o ódio à tauromaquia ....não traduzo!



Sem comentários:

Enviar um comentário