XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

09/10/10

LEIPZIG 1960 ...Para Terminar

Efectivamente acabei por descobrir uma foto interessante desta Olímpiada. Reparem quem é "passeante" entre tabuleiros de mãos nos bolsos atrás de Smyslov!? Ele conhece esta foto de certeza. Eu desconhecia.




Para terminar, outra foto ( tratada) de Padevsky, agora na sua partida com outro grande jogador, Matanovic. Chamo só a atenção para o título dos dois jogadores ainda em 1960! Não era nada, mas mesmo nada fácil ter o Grossmeister, não senhor!

3 comentários:

  1. Arlindo,

    Estes jovens (Padevsky e Matanovic) fartaram-se de jogar um com o outro naquela época.

    Imagina que tenho um livro de uma Olimpíada, onde o Matanovic ganhou ao Padevsky com uma Pirc! Sabes onde foi?

    Eu ajudo! Foi num local onde agora os jovens gostam muito de ir passar férias. No ano passado uma das minhas filhas andou por lá e pensou em trazer-me uma lembrança. Como sabe que o pai é piço a jogar Xadrez, lá veio carregada com um calhamaço 480 págs.) da Olimpíada, com belas fotos de gente importante sentada em frente às peças...

    Também lá estavam portugueses: Joaquim Durão, António Rocha, João Cordovil, João Mário Ribeiro, Francisco Carvalho Rego e Helder Sardinha.
    Já adivinhaste do que estou a falar, certo?!

    Também lá tem uma partida do Durão com o Fischer, em que o nosso GM joga de pretas e abandona ao lance 46 e tem uma foto do Durão a jogar contra o irlandês Heindenfeld que é ganha pelo português.

    Portugal terminou na 37ª posição entre 42 equipas! Bons tempos, hein?!...

    Sirgado

    ResponderEliminar
  2. Sirgado, és do piorio, como se diz aqui no meu Porto!

    A- O livro da Olimpíada de Havana: Só podes ter um destes dois:
    Filip & Pachman (1966), Cuba 1966 XVII Olimpiada De Ajedrez, Havana,(Instituto do Libro) 475pp

    Wrobel et al. (1967), XVII. Schacholympiade Havanna 1966, "Sportverlag", Berlin, 328 pp
    e qualquer um dos dois é uma raridade bibliográfica. Este último ainda consegues arranjar num alfarrabista alemão por cerca de 50 Euros, todavia não tem nada a ver com a preciosidade que tens se tiveres a versão cubana do Instituto do Livro. Esse livro não o encontras em lado nenhum, nem Ebay, nem Amazon, nem nos grandes alfarrabistas internacionais. Sei porque o procuro há anos! Não te assustes se esse livro (se for esse) valer entre os 200 e 300 Euros, ou até mais!
    Como vês, estou aqui a "chorar" por teres essa maravilha! Se é essa, que grande filha que tens!

    B- Falas na Olímpiada de Havana e "choro" por outra razão: já olhaste paras as peças com se jogou? Tens um artigo meu aqui no blogue sobre essas peças. Valem uma fortuna! O Durão tem umas e com mesa!

    Pronto, vou-me deitar triste como a noite, porque só conseguiste acirrar o meu pobre espírito de coleccionador frustrado!


    É...bons tempos caro amigo! O feeling do xadrez, o "cheiro" do Xadrez, o tal xadrez em que havia tempo para o xadrez, para belas análises e comentários de partidas, para magníficos livros de torneio, para um GM de topo escrever sobre as suas próprias partidas! Hoje...o tempo esse grande devorador!
    Enorme abraço!

    ResponderEliminar
  3. Confirmo. É a edição do Instituto do Libro.

    Se sabes que vale os valores que adiantaste nem tenho coragem para dizer quantos 'pesos' ela pagou... só para não teres mais insónias.

    Grato pelos teus últimos 'posts' sobre o Spassky!

    Sirgado

    ResponderEliminar