XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

10/10/10

CONCURSO...Miúd.. (ezas)

O TEMPO, ESSE GRANDE ESCULTOR ( Duras)

É assim...este blogue não é só "velharias", antiguidades mesmo que preciosas. De vez em quando dá-me, e resolvo ir ao arquivo das menos velharias, ou se quiseres ao baú não dos horrores, mas das brincadeiras interessantes.

Aí vai então concurso sobre memória visual, sobre atenção cultural xadrezística, sobre conhecimento de GM, enquanto crianças ou adolescentes. Graças a deus estão todos vivos, excepto um ( o mais antigo desta galeria). Não estão por ordem cronológica de idade, mas sim "ao calhas", para vos tornar mais difícil a vida!

Quem acertar em todos, (Nacional) quase que me apetecia dar-lhe um livro de xadrez
.

Vá lá, uns são de caras, outros...arrepelem os cabelos naquele estilo "eu sei quem é mas não me lembro o nome" !! (se quiserem cliquem na foto para ampliar). Ah! Não se desculpem com a qualidade da foto! As peças de xadrez, aqui e ali8, podem ajudar-nacionalidade!
nºímpares jogadores da esquerda, nº pares jogadores da direita. DIVIRTAM-SE!


1 2




3 4


5 6


7 8


9 10


11 12




24 comentários:

  1. O 6 é o Salov, o 10 o Akopian... o resto acho que nao vou lá...

    Suspeitaria que o 7 é o Beliavsky?

    ResponderEliminar
  2. Um Grande abraço Pedro Quaresma!

    Pois...Não é fácil não senhor! E não te vou dizer se acertaste, porque "dicas de aqui, dicas de acolá" e pode ser que "grão a grão" se lá chegue.
    Algumas destas fotos, só quem tiver revistas como a Xeque mate de Riga, a 64, etc.
    Renovo o abraço!

    ResponderEliminar
  3. Bem, fiquei sem net no Sábado e, quando aqui chego, dou com esta sequência assombrosa de posts! Tenho muito terreno para recuperar...

    As fotos não são fáceis, mas cá vão mais umas achegas:

    1 - Spragget (tentar não custa)
    4 - Stein (um tiro à sorte)
    5 - Anand
    6 - Salov (pelo menos, parece...)
    8 - Pomar
    9 - Petrossian (sem certeza)
    10 - Akopian (confirmo, crédito a P.Quaresma)
    11 - Morozevitch
    12 - (Se virasse a cara um pouco sei que o reconheceria...)

    António Castanheira

    ResponderEliminar
  4. Amigo Castanheira:
    Uns sim (não digo quais)...outros como na Batalha Naval: Água!
    Vai ser giro quando der a solução, como alguns são tão, tão... evidentes!

    Quanto aos posts, obrigado. Outros tenho em carteira, nomeadamente do meu acervo fotográfico.
    Proximamente Kupreichik, um jogador que me continua a fascinar, ainda mais que recebi um livro dele e por ele em bielorusso! Depois hei-de explorar uma ou outra coisa que o Sosonko, aflorou maravilhosamente nos seus três extraordinários livros.
    Enorme abraço!

    ResponderEliminar
  5. O 12 tem pinta de ser o Grischuk (parece pelas orelhas!)

    ResponderEliminar
  6. Claro, se apenas um deles não está vivo, não foi boa ideia pôr Petrossian e Stein na lista simultaneamente!...

    No entanto, o 12 tem mesmo pinta de ser o Grischuk, quem sabe com mais algumas dicas entre todos não se consegue completar a lista?!..

    António Castanheira

    ResponderEliminar
  7. Nem Petrosian, nem Stein neste conjunto! Só um deles faleceu já e já identificado num post.
    Mais não digo!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Vou arriscar o número 2: Artur Yusupov.

    ResponderEliminar
  9. último anónimo: Não! Não é tão célebre, embora fosse um jogador fortíssimo que depois caiu em flecha. Foi considerado um dos melhores júniores do mundo e promessa garantida do xadrez soviético. Se isso ajuda: infelizmente uma autêntica "esponja", a que está ligada a sua queda. Editou um livro com as suas partidas e algumas eram efectivamente jóias de xadrez. Hoje infelizmente pouco joga e quando um faz em opens, a sua classificação nada é de especial.

    ResponderEliminar
  10. Esta malta do Xadrez é terrível!!! Fala-se em "esponjas" e zás! Adivinham logo!
    Okay, a partir de agora não dou mais pista nenhuma!
    Claro que brinco, porque po anónimo, se calhar nem chegou lá pela "esponja"!

    ResponderEliminar
  11. O nº4 pode bem ser o Alexander Kotov.

    ResponderEliminar
  12. Repito: De Todos, só um é que faleceu e já foi identificado! O Kotov, Depois do Thinking, do Playing e do Trainig, a sua célebre trilogia
    agora deve estar no sleeping to eternity!

    Ah! Por falar no Kotov: Há um livro dele fabuloso que muita pouca gente conhece ( vá lá 2-sendo um a sua autobiografia) " Grandmaster At Work", traduzido por esse Senhor do Xadrez chamado Jinmmy Adams.

    Demasiado académico, muito "akgbizado", Kotov era um grande jogador de xadrez, um lutador de tabuleiro, hoje infelizmente conhecido pelos livros que citei!
    É pena!

    ResponderEliminar
  13. Não. Realmente não pode ser.

    ResponderEliminar
  14. A ultima vez que vi o "Grandmaster at Work" foi num armazém americano de Edward Labate que lança livros com umas capas editadas por ele. Esse livro tinha uma capa branca com uma figura em azul que seria o próprio Kotov. Outro livro desse armazém com edição de capa própria é por exemplo o "Tactics for Advanced Players" do Averbakh que pouca gente também conhecia antes de começar a aparecer também em outras lojas mais comuns.
    Vou arriscar mais um mas sem certeza nenhuma, dado que a foto lateral não ajuda. Será o nº9 o Panno?

    ResponderEliminar
  15. Caro anónimo:
    Coisas inacrditáveis: Sabe quem me vendeu o Grandmaster at Work? O Labate! Ele tinha uma loja online ( agora não sei, parece que não) vai parta anos e comprei-lhes alguns livros que para mim são preciosos: Este e os dois do Romanovsky " Middlegames Combinations e o Middlegames Planing sempre traduzidos por essa figura apagada mas inestimável para o xadrez: Jimmy Adams!Quanto ao Kotov, é como diz:capa branca com desenho baseado numa foto de Kotov que se encontra nesse Livro extraordinário de Fred Wilson "A Picture History of Chess". Esta colecção de partidas, cerca de 100+extractos está divida por temas estratégicos ou tácticos e uma misturas entre texto e variantes que adoro. Tenho também a versão em Russo deste livro.
    O livro do Averbakh, é outro must fabuloso. Parece que foi recentemente reeditado.

    Quanto a Panno:Muito ao lado!
    Vou dar uma ajuda: sabe que as fotos dos jogadores soviéticos nas revistas e livros de xadrez eram retocadas, por vezes de tal forma a figura do personagem aparece quase tipo plástico, quase aureolada de luz, tal como esta. Sabe que isto das Zenith serem grandes máquinas, é muito subjectivo: de Guerra...eram , agora de qualidade de lentes puf! A PRATIKA , essa sim, mas da DDR.
    Como sou "mãos largas", aí vai uma dica, só por ser para você: Lyubov Bruk... Rachmaninov, Arensky, Busoni, POulenc, Milhaud, Chopin, Mozart.

    Já reparou, que através de uma brincadeira se tem falado de coisas interessantíssimas de xadrez, à volta do xadrez?
    Abraço!

    ResponderEliminar
  16. 9 - Mark Taimanov

    A referência musical denuncia-o de imediato, contudo, o pormenor que me fazia duvidar que fosse Petrossian - as sobrancelhas arredondadas -é também o principal elemento identificativo, isto se nos lembrarmos da sua célebre foto em que aparece Che Guevara, na Olimpiada de 1966.

    Neste momento parece que faltam identificar os numeros 1,3,4,6? e 7, mais sugestões (ou dicas)?

    António Castanheira

    ResponderEliminar
  17. Exactamente! Os dois livros do Romanovsky "Middlegames" de capa azul escura e verde. Li algures que parece que vão ser editados de novo, mas não recordo a editora. A loja do Labate infelizmente fechou. Ele na ponta final, devia estar mesmo a querer livrar-se dos livros porque em duas encomendas diferentes, presenteava os clientes com ofertas de booklets mas enviou-me por duas vezes gratuitamente o mesmo livro! Walter Korn - American Chess Art com estudos de finais.

    Realmente a foto do Taimanov tinha aquele toque plastificado que me deixou muito intrigado. A dado momento também pensei em Petrosian mas o plastificado da foto retraiu-me, mas vendo agora, realmente é a fisionomia do Taimanov. Existem alguns videos dele no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=_fda-h65ueI
    Em Rachmaninov, gosto muito de ouvir o Nikolai Lugansky que é amigo de Kramnik e também jogava xadrez mas a certa altura, teve de optar entre seguir xadrez ou piano e diz que escolheu o piano porque assim tem sempre as brancas e pretas do seu lado! Parece que só falta o 3, 4 e 7.
    Abraços

    ResponderEliminar
  18. Labate Ofereceu-me os referidos booklets, um livro de folhas de partida e um tabuleiro de bolso! Tudo com portes baratos na altura USP ( agora pela hora da morte)
    Música: realmente só o Taimanov atingiu projecção, mas Smyslov, Portisch e Sutovsky parecem terem sido e são óptimas vozes clássicas.
    É raro, pois os jogadores de xadrez, muitos mesmo, gostam é de tocar "gargalo", ou White Horse", não Knight!

    Dicas?
    Ambos jogaram as recentes Olímpiadas
    O 3 é claramente melhor jogador que o 4. É o melhor jogador da Grunfeld do mundo.
    o 4, é russo, migrou, jogou com muito êxito nos EUA, mas resolveu fixar-se em ...onde é jogador Olímpico. Tem um elo respeitável e é exímio jogador da India de Rei!
    Ah! A calvice que já se anunciava em novo confirmou-se!
    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Vou arriscar o 3, Peter Svidler

    o 4, Smirin

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. e arriscou bem!
    Ninguém acertou tudo de uma vez por isso o livro não sai da minha estante.
    Então é assim

    1- Kevin SPRAGGETT

    2-Jann EHLVEST ("The Story of a Chess Player")

    3-Peter SVIDLER

    4- Ilya SMIRIN ( hoje da equipa olímpica de Israel)

    5- Viswanathan ANAND

    6- Valery SALOV ( um fabuloso jogador que o "Ogre (ou diria antes "Porco" de BAKU, conseguiu afastar do xadrez de competição a alto nível-ver o excelente artigo de Spraggett no seu site!)

    7-Alexander BELIAVSKY - O seu livro "Uncompromising Chess " e as suas 71 partidas provam até que ponto este jogador 3 vezes campeão da URSS era um GM de topo mundial. Um livro formidável de instrução, de categoria de escrever sobre xadrez! Ah! (Prepara-se para um jogo (espécie de aquecimento, reproduzindo partidas de Botvinnik)

    8- Arturito POMAR Estou um pouco envergonhado porque ainda não comprei "Una Vida Dedicada Al Ajedrez " de López Manzano, Antonio; Segura vila, Joan. Foi este o único erro deste concurso do qual me penitencio, por incrível confusão. MATEI O ARTURO POMAR, e ele está vivo e bem vivo! Quem morreu foi o Jesus Diez del Corral! Assim , na lista ninguém morreu, mas desculpem lá, mas mesmo com falsa morte anunciada, descobria-se quem era. Ah! Tenho algumas fotos deliciosas do Pomar miúdo a jogar com o nosso João Mário Ribeiro.

    9- Mark TAIMANOV ( Aconselho o seu "Taimanov's Selected Games" da Cadogan", que é aquilo que se chama um verdadeiro livro e honesto das suas grandes partidas! O "The Soviet Championships" de parceria com o Cafferty, é quase uma bíblia sobre os Campeonatos absolutos da URRS, embora Voronkov, lhe vá tirar a primazia!

    10 - Vladimir AKOPIAN ( podia ter sido Campeão do Mundo ( acho que o foi de JUniores) se não fosse Khalifman.

    11- Alexander MOROZEVICH

    12- Alexander GRISHUK

    E prontos caros colega xadrezistas! Pode ser que daqui a uns tempos haja mais dos meus aquivos!
    Foi giro, informativo e fez-me sentir um pouco para o "old", paciência!

    ResponderEliminar
  21. É caro Paulo Costa... arriscou muito bem!

    Assim Temos:

    1- Kevin SPRAGGETT

    2- Jann EHLVEST

    3- Peter SVIDLER

    4- Ilya SMIRIN

    5- ANAND

    6- Valery SALOV

    7- Alexander BELIAVSKY

    8- Arturo POMAR

    9- Mark TAIMANOV

    10 - Vladimir AKOPIAN

    11- Alexander Morozevich

    12- Alexander GRISHUK

    Reparos: Caros colegas, estou como hei-de ir! Devido a uma lamentável confusão com o Jesus Diaz del Corral, matei o Arturito POMAR. Ele está vivo e bem vivo! Isso não impedia que o identificassem! De castigo vou comprar o livro sobre a sua vida e partidas da Paidotribo!

    -O SALOV ( O Spraggett no seu blogue já escreveu longamente sobre este enorme jogador afastado da arena xadrezística pelo "Ogre ( ou deveria dizer "Porco" de Baku). Muitas das suas partidas são jóias do xadrez do século!

    - o BELIAVSKY , o seu livro "Uncompromising Chess", retrata o grande jogador que foi-é de uma forma deliciosa. Um dos melhores livros em honestidade,-comentário de GM actual.

    - TAIMANOV- idem com o seu Cadogan " Tainanov's Selected Games!

    Foi giro, obrigado a todos e talvez no futuro mais brincadeiras destas!

    ResponderEliminar
  22. Um apontamento: NÃO SE EXIMAM, NÃO SE ACANHEM DE DAR SUGESTÕES PARA ESTE BLOGUE!
    quase que poderia sugerir que me enviassem alguma sugestão sobre algum jogador do passado, ou se tenho foto de...
    Num ou outro caso hei-de passear por alguma coisa do xadrez português do passado que anda por aí perdido em revistas, jornais vários.

    ResponderEliminar
  23. Ena só agora voltei cá, fico contente por ver as respostas todas!
    E se queres sugestoes: gosto imenso das tuas "reportagens" de torneios nacionais da tua juventude, acompanhadas de fotos desses tempos! E se tiveres algo dos magnificos anos 90, ainda melhor! ;-)

    Um grande abraco para ti Arlindo!

    ResponderEliminar