XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

18/10/10

Ah! Ah! SURPRESA...Plácido passa o Tempo

Do que eu me lembro!!?

E com enorme ternura. Já tinha vai para anos colocado na Luso Xadrez. Agora com mais um ou outro personagem "novinho" do Xadrez Português. Algumas fotos são raras, e se calhar nem os próprios as possuem, vejam lá! Assim "aprovetem" este momento histórico. Lá está: pelas peças em alguns tabuleiros era capaz de adivinhar o local...mas não digo!


Claro que não ofereço livro de xadrez, porque alguns Luso-xadrezistas conhecem a maioria das fotos e, como já várias vezes afirmei, nunca se sabe se para além de variantes conseguem puxar pela memória visual e temporal-afectiva ( que na malta do xadrez e em relação ao xadrez, não é famosa, deixem que vos diga!).
Assim, "amandem-se" para a identificação! Desta vez "Dicas" só no Lidl, passe a publicidade! Ah! Tudo baralhadinho nas épocas, para vos tornar mais fácil o trabalho! Quem é amigo, quem é?!


Acreditem, alguns são um "berbigacho" para descobrir o quem é quem!
(o número está na foto-se quiserem cliquem na foto para aumentar)

Divirtam-se e um abraço especial para Todos que aqui vêm beber um pouco a alma nostálgica do xadrez, que também assim se faz e ganha sentido.
















15 comentários:

  1. Olá,

    Vou tentar alguns:

    3- Antonio Antunes
    9- Antonio Oliveira
    1- Jose Pereira dos Santos
    2- Antonio Ferreira
    10- Jaime Gilbert
    4- Rui Damaso
    5- Antonio Frois
    8- Jose Durão
    6- Jose Mesquita
    13- Arlindo Vieira

    e os outros não consigo...

    ResponderEliminar
  2. Paulo...Desta Lista, 3 completamente ao lado.
    Mas, repara bem no 6, mas mesmo bem!
    Os outros, claro que são bem complicados. Mas, chega-se lá ( ai, ai as dicas) talvez o mais desconhecido de todos, para quem não for do "Norte Carago" é o 7, mas foi Campeão Nacional de Júniores, "Oh Povo"! e foi do meu FCP, claro!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo...
    O Arlindo Vieira? Onde? Onde está esse "morcão" que só sabe andar na "manguelice" do xadrez? Onde? Isso é "galga", "milonga". O "gajo" anda a meter umas "cruzetas" neste blogue e vocês caiem que nem "trengos"!O "gajo" é um "moina" de primeira como se prova com tanta escrita! Que dê "Corda aos vitorinos" e que vá mas é à "Jorna"!
    Ele que "benha" mas é jogar xadrez! "pipos", "pipinhos" do tabuleiro é o que tem! Agora no conforto do sofá no tecla, tecla, isso cheira a "estrugido".Só lhe falta a "barona" no canto da boca e ir passear o "jeco", coisa que é difícil, pois o "gajo" , tem as "dobradiças" estragadas.
    O Arlindo Vieira? O Arlindo Vieira? Onde? Na! Esse "gajo" é um "lázaro"!

    ResponderEliminar
  4. Dos que foram indicados pelo Paulo Costa mantenho os nº 3, 9, 1, 13, 2, 4 e 5 e acrescento:

    6 - Luís Galego
    8 - Fernando Melão Pereira
    12 - Joaquim Durão

    António Castanheira

    ResponderEliminar
  5. Bolas já se anteciparam... :-) Mas vou tentar...

    1 - JPS
    2 - António Ferreira
    3 - ?
    4 - Rui Damaso
    5 - António Frois
    6 - Luís Galego
    7 - Silvio Santos
    8 - Álvaro Pereira
    9 - António Fernandes
    10 - ?
    11 - ?
    12 - Joaquim Durao
    13 - GM Arlindo Bieira

    ResponderEliminar
  6. Amigo Pedro Quaresma;
    7-"népia"
    8-Já foi identificado correctamente e parece que não entrava em Telenovelas
    9-Também já foi identificado
    10 e 11- Ai Ai! Pedro Quaresma, Tu não és do GXP Carago! Tu Não és do GXP! Como se diz aqui no Porto: até me apetecia comer-te ! Merecias pagar cota a quadruplicar Pedro!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Grande Arlindo, podes cobrar-me as cotas do GXP a quadruplicar porque já nao sou sócio :-)

    Quanto ao 7 (nao é o Cleto pois nao?!), o 10 e o 11, lamento mas acho que nao vou lá!!!! Estive a pensar em lendários do GXP (como o Mestre Álvaro Machado) mas nao me parece pelas fotos!

    Grande abraco!

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro, pois é! Lixaste-me!
    o 7-Um pouco mais antigo do que o Cleto!
    10-11-Chegaste lá nos lendários, mas nomes? Pedro, estão na parede do GXP, numas enormes faixas, carago!

    ResponderEliminar
  9. Mais antigo que o Cleto só me lembro do Vladimiro Miranda :-D

    As 10 e a 11 deixo para mais sábios e com melhor memória que eu.

    Grande abraco Arlindo!

    ResponderEliminar
  10. SOLUÇÃO...porque já vi que não vão lá

    7- VLADIMIRO MIRANDA

    10- LEONEL PIAS !! (um dos maiores teóricos do xadrez portugês)Jogador do GXP antes do seu retiro em Espinho,onde nem queria ouvir falar de xadrez (a Matemática a sua paixão). Porquê? Que levou este homem a exílio interior do xadrez para sempre? Merecia uma boa pesquisa.

    3- ANTÓNIO ANTUNES

    9- ANTÓNIO OLIVEIRA

    1- JOSÈ PEREIRA DOS SANTOS

    13- "Myself", ARLINDO "BIEIRA" Carago

    2- ANTÒNIO FERREIRA

    11- JOÂO MÁRIO RIBEIRO !! (um Grande jogador, hoje injustamente esquecido! Os seus duelos com o menino Pomar são célebres). Foi jogador do GXP, como foi também considerado um "menino-prodígio")

    4- RUI DAMASO

    5- ANtÒNIO FRÓIS

    6- LUÍS GALEGO

    8- FERNANDO MELÃO PEREIRA

    12- JOAQUIM DURÃO

    Abraço para todos

    ResponderEliminar
  11. Confesso nao me lembrar do Leonel ou do Joao Mário, mas fico contente de ter acertado no Vladimiro... que me lembro nao só dos jogos GXP - FCP como das aulas de electrónica na FEUP!

    Grande abraco!

    ResponderEliminar
  12. João Mário Ribeiro não está esquecido mas está, digamos...muito diferente da foto!

    Ainda coloquei a hipótese de ser ele mas, desconhecia que tinha sido jogador do GXP, pelo que optei por não atirar mais à sorte...

    Bons desafios, posta mais Arlindo!

    A.Castanheira

    ResponderEliminar
  13. Amigo Castanheira, está diferente? Agora não sei. Sei que nos anos 80, numa preliminar de um Nacional tive a felicidade de jogar com ele e digo-te, olhando para o seu rosto, lembrei-me logo desta foto de menino. As feições estavam lá.

    Digo esquecido, porque tirando um artigo numa RPX antiga, nunca vi escrito nada de substancial sobre ele, e para mim, era um jogador de uma força de jogo enorme. Penso que por imponderáveis da vida, nomeadamente um acidente rodoviário, se afastou do xadrez ( o que ouvi dizer).Há uns anos tentei contacta-lo mas não consegui.

    É que o João Mário, tal como o Alekhine ( este a título póstumo) e por proposta da Direcção do GXP na qual eu era Vice-Presidente, é um dos sócios honorários do GXPorto. Aliás é uma das falhas de que me penitencio: no site do GXP, deveriam estar os nomes dos sócios Honorários.

    ResponderEliminar
  14. Pedro, daqui a uns tempos aqui hei-de escrever sobre o Vladimiro e um Campeonato Nacional de Juniores que ele ganhou nos idos anos 60. Como se jogava "juniormente" nos anos 60? Tirando a teoria, como era a força de jogo desses júniores, que concepções estratégicas? Que se estudava?
    Queres um "cheirinho" ? Jogava-se "malzinho", os melhores júniores do país davam peças de borla, e não penses que era raramente! Tenho as partidas desse Nacional jogado na sala do FCP, e raramente se aproveita uma partida! Realmente o Vladimiro era o melhor júnior da altura.Mas...a Primeira Categoria da altura correspondia hoje a um 2000 de Elo? Nem pensar! Menos, muito menos!
    Por isso, a nova geração: Eu, o Fernandes, o Sílvio Santos, o Jorge Guimarães, não fomos lá muito bem acolhidos, quando no FCP, começamos a "chatear" certa "velhice" que depois abandonou o xadrez ( isto dava pano para mangas). Não , não foram só motivos políticos que levaram muitos jogadores do FCP ( essa jóia que era o Sílvio, o Guimarães, etc) para o CDUP, porque o FCP parecia a sede da UDP ( até uma bandeira chegou a ter à janela e o livro vermelho do Mao abundava nos armários) mas também algumas "primas-donas" um pouco mais velhas começarem a "amochar" no tabuleiro! Chegou a haver cenas de pugilato entre a malta do xadrez naquela sala do Bolhão, acredita, nos idos anos 70!
    Rio-me ternamente só de lembrar! "Estórias" fantásticas as do xadrez destes tempos!

    ResponderEliminar
  15. Para além de já anteriormente ter ouvido umas referências vagas, o meu conhecimento principal de J.Mário Ribeiro vem daqui:

    http://luissantosxadrez.no.sapo.pt/loures99.txt

    onde assisti, ao vivo, à partida onde esteve à beira de vencer Kovacevic.
    Na época (há 11 anos) fiquei algo impressionado com a serenidade e a racionalidade do seu jogo, frente a um MI cerca de 30 anos mais novo, o qual se escapou algo lisonjeiramente de um forte ataque de Mário Ribeiro, traído somente por algum cansaço e pressionado pelo relógio.
    Não soube mais nada dele desde aí.

    Arlindo, as histórias que contas sobre o ambiente dos clubes nos anos 70 são fantásticas, recordam-me outras semelhantes/paralelas que se passavam em Lisboa nos clubes que frequentei mas com um desfasamento de cerca de 10 anos, falta-me o tempo (e quem sabe, a motivação?) para pô-las em texto com o enquadramento e a relevância devida...

    Abraço
    A.Castanheira

    ResponderEliminar