XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

10/05/10

LILIENTHAL - ROMI

Várias horas passadas com partidas deste belíssimo jogador, algumas "escavadas" de livros russos, ou de alguns que precisavam que lhes tirassem o pó.

Assim num belo livro de 1996, edição da então Academia de Xadrez Kasparov-Podolsk, Moscovo, onde estão qualquer coisa como 1640 partidas (comentadas em estilo Informator) que ganharam prémios de beleza, ou outros, ao longo da História do Xadrez, descobri mais um prémio de beleza de Lilienthal. Uma grande partida com conclusão brilhante contra o Mestre Italiano Massimiliano ROMI ou Romih, jogada em Paris no ano de 1930, ou seja, ainda com a nacionalidade húngara.
Assim, se encontrarem este livro à venda (difícil mesmo!) , não hesitem e comprem-no, embora tenham de dispensar cerca 40, 50 Euros ( como cheguei a ver na Ebay).












4 comentários:

  1. A primeira vez que ouvi falar de Lilienthal, há 4 ou 5 anos, devo ter vivenciado uma sensação semelhante à de Howard Carter perante o túmulo de Tutankhamon:

    - Um jogador de topo, ainda vivo e activo, que venceu 3 campeões mundiais antes da IIª Guerra, se relacionou com Fischer, disputou partidas contra grande parte dos jogadores de elite os quais, eles próprios, mais tarde se tornaram mitos?!!...

    Se estes se tornaram mitos, o que dizer perante alguem que ainda sobrevive ao seu próprio mito?!...
    Digamos talvez que (salve a redundância) se torna mítica a capacidade de manter vivo um mito...

    Trata-se de uma dimensão surreal para simples jogadores como nós, mesmo neste blogue tão específico.

    De tudo o que consta sobre esta personagem, destaco de entre os links indicados pelo Arlindo V., esta frase que penso o melhor define e resume:

    "He was from the last generation of the European tradition of coffee-house players who became elite international players, a huge link to Chess History has died with his passing."

    António Castanheira

    ResponderEliminar
  2. Anthology of Chess Beauty difícil de encontrar? 40 ou 50 euros?? O livro está disponível a 21 dol, o que se pode considerar um preço normal. Agora, os alfarrabistas completamente loucos que vivem noutro mundo e não no século XXI onde também é possivel encontrar o livro de borla em pdf devem desconhecer que a pirataria existe e tem o poder de levar a cultura ás massas e que estes Scrooge dos tempos modernos, estão condenados a passar á história. Se quiser, até lhe envio como bonus o "Achieving the Aim" do Botvinnik!

    ResponderEliminar
  3. Caro "Anónimo" reparou bem no que escrevi?

    "como cheguei a ver na Ebay"

    Nem sequer falei nos alfarrabistas. Que o livro é difícil de encontrar é! E não se fiem na "Convekta", ou mesmo em catálogos de grandes editoras, porque ...os livros estão lá, mas não estão! Muitas vezes neste tipo de livros os catálogos estão completamente desactualizados. Depois lá vem a desculpa...não cobramos porque...

    Quanto ao resto, como imagina, ou como deve perceber, não caberá num blogue como este o apelo à "dita cuja" de pala no olho, nem sequer filosofar sobre a cultura de massas e o acesso das mesmas à "cuja dita", através dum clique ao virar da esquina, nem sequer a minha pessoal opinião.

    Depois, olho para minha estante e rio-me: podem-me arranjar uns quantos pdf do Carlsbad 1907, ou do Teplitz Schonau 1922, que jamais ele terá a beleza etérea destes livros. Maluquice de coleccionador.

    Quanto a Alfarrabistas: Razão no que diz, mas depende de quem depena e de quem gosta de ser depenado!
    Sou comprador na Alibris, na Abebooks, na Bookdepository, e nunca fui roubado, nem explorado, pelo contrário: tenho conseguido enormes "pechinchas" em livros de Xadrez ou outros!

    Para terminar: O livro citado é um "peanut" e nem todos os livros de xadrez (alguns grandes livros de Xadrez) estão em pdf na Isla Tortuga virtual, por isso que remédio senão...Ó Abreu chaga-te à frente...ò Meu!" se eu o quiser!

    Neste blogue há-de aparecer muita coisa sobre livros de xadrez, tenha calma!

    Saudações de "Pinyin Zehng Zhilongfoi" de que não sou encarnação, não senhor.
    ( Que raio...porque fiquei com a sensação que o conheço, pela escrita, pelo arremedo contra os alfa? Efeitos cinematográficos?!

    ResponderEliminar
  4. Realmente tem razão, a alusão foi minha porque em certos alfarrabistas o preço é completamente astronómico. Realmente, encontrei o livro na London Chess Center do Scrooge do Malcom Pein mas se calhar é como diz, o livro está lá e não está! Este avarento do Malcom Pein se calhar nem tem tempo para fazer um trabalho sério de apagar das listas um livro que não possui, mas desde que anexou a antiga BCM soube logo fazer subir os preços em flecha! 15.99 libras é óbviamente um escândalo mas nada de espantar. Nunca mais lá comprei nenhum livro e não dou uma libra a mais a este tio patinhas do xadrez!
    Quanto ás lojas ou armazéns que refere tem toda a razão, embora já ouvisse o argumento por parte de uma editora conhecida de livros de xadrez de que se todas as pessoas comprassem livros de xadrez baratíssimos nos associados do gigante da Amazon, as editoras de xadrez desapareceriam!
    Continuo a preferir a beleza etérea de um belo pdf do corsário negro colocado num leitor de pdf livre de cores amareladas e ácaros e claro, não americano, porque esses tipos do iPAD da Mac são autênticos piratas legais dentro da ilegalidade de não fazerem a conversão do dólar para o euro e tentarem assim comer os europeus por papalvos! Afinal piratas há muitos!
    Saudações de "Pinyin Zehng Aquimefui"

    ResponderEliminar