XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

02/11/09

PEÇAS - TABULEIRO HAVANA 66



Fidel num tabuleiro e peças da Olimpíada de Havana 66



O Kevin Spraggett no seu maravilhoso blogue “Spraggett on Chess”,colocou ontem um post sobre o Durão e as Olimpíadas de Havana de 1966, com a particularidade de o Durão lhe ter enviado e permitido publicar duas fotos inéditas. Uma, sobre a recepção na embaixada Portuguesa em Havana onde Fischer resolveu comparecer devido ao excelente relacionamento com Durão, e outra, o cumprimento de Fidel ao nosso capitão no Jantar de Gala das mesmas Olimpíadas. Não percam for favor estas fotos únicas e históricas!


No mesmo post, Spraggett é informado pelo Durão que cada capitão de equipa foi agraciado com um presente extraordinário: As peças e mesa articulada com o tabuleiro incrustado usadas na Olimpíada e que ainda possui esta preciosidade .



Aqui entro eu!


Não tenho dúvidas que este conjunto Peças e mesa é talvez neste momento o jogo mais valioso e mais belo existente em Portugal e, sem sombra de dúvidas, dos mais belos conjuntos Staunton de todo o mundo.




Vai para uns bons anos, Pavilhão Carlos Lopes aquando da vinda do Karpov a Portugal. Uma conversa informal com o velho amigo Durão a questioná-lo se ele conhecia a forma de eu adquirir um jogo Staunton soviético típico para a minha colecção, e ele a informar-me que tinha um, bem como outros jogos interessantes, entre eles o tal conjunto de Havana, embora me desse logo a entender que não era para venda, tal a afectividade que por esse jogo nutria. Brinquei com ele e conclui que o Durão não sabia o tesouro que guardava em casa, e mesmo depois de lhe dizer que umas semanas antes um mesmo conjunto tinha sido vendido na Sotheby’s ou Christie’s, por mais de mil contos, o Durão não pareceu lá muito convencido.




É efectivamente uma raridade que só umas dezenas de privilegiados em todo o mundo possuem e refiro-me ao conjunto completo. È um jogo de uma beleza magnífica, de um equilíbrio perfeito peças-tabuleiro como poucos na História do Xadrez. Inspirado nas lindas peças clássicas Jaques Staunton, o rei deve ter entre 4 e 4,4 polegadas e o quadrado do tabuleiro de 6 cm, num verde-escuro marmoreado e branco que se enquadra ás mil maravilhas com o amarelo das peças Brancas e o negro ébano das Pretas. Não tenho dúvidas que Bobby Fischer ficou tão marcado por este Jogo de Havana, que exigiu no seu match com Spassky de 72, uma peças e tabuleiro quase igual (verde também) embora em tamanho mais pequeno.




Hans Ree, o conceituado comentador da New In Chess no seu nº3 de 97, a propósito do livro do match Karpov-Kamsky de Karpov e Ron Henley “Elista Diaries” afirma categórico e não sem uma certa razão que quando um livro o fascina, quando um livro de xadrez merece a pena, então tira as peças da caixa e abre o tabuleiro de Havana para jogar as partidas desse livro!


Quanto valerá actualmente este conjunto peças - tabuleiro de Havana? Seguramente poderá atingir uma pequena fortuna numa das casas de leilões que referi. Apostava entre os 10 mil e os 20 mil Euros !


Parabéns ao Durão! Vejam a maravilha que o Durão possui!


Uma série de imagens deste esplendoroso jogo, neste caso de um grande coleccionador turco, salvo erro, Suer.

2 comentários:

  1. Incrível como ainda hoje surgem fotos inéditas das Olimpíadas de Havana...senti-me um bocado como o Indiana Jones a olhar para a Arca perdida!...

    Fantástico também este conjunto de tabuleiro e peças, de notar nas mesas (3ª foto) os suportes para pôr as bandeiras de ambos os lados do cavalo e os paineis laterais, para pôr os nomes dos jogadores e os países.

    Qual será o material mais claro que compõem o rebordo da mesa onde se apoiam os braços?

    No blog de Spraggett existem fotos que mostram o tampo metálico da caixa interna das peças e também, em mais pormenor, o selo das Olimpiadas que consta na face interna do mesmo...

    Que indução de beleza e solenidade notáveis, o conjunto completo em exposição lembra um piano de cauda num palco, aguardando o início de um recital!

    António Castanheira

    ResponderEliminar
  2. Reparei que num post mais recente comenta as pecas de reiquiavique(Fischer Spassky) a venda na net...
    De reparar o facto de que o tabuleiro e as pecas do famoso terceiro jogo foi na realidade oferecido a um dos intervenientes( nao me recordo se um patrocinador se um dos arbitros?!?! algo assim), apos o final do match...
    Como nao tenho a certeza de que estaj ciente deste facto, decidi referi-lo, ja que parece ( parece, nao- E, de certeza) um amante destas coisas.
    Abraco de um tuga na terra de sua majestade, tambem amante do xadrez
    Ras B

    ResponderEliminar