XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

08/05/09

Xadrez...Relativização de Culturas?

Gostava imenso que os meus parcos leitores olhassem atentamente para as fotos abaixo.Fotos normais de jogadores de xadrez, num torneio de xadrez. Gostava que olhassem mesmo atentamente e descobrissem o que têm em comum? O que há de estranho, ou se quiserem, de padrão em todas elas? (cliquem em cima da foto para aumentar)

REPAREM NOS REIS


Curiosidade:

todos os jogadores árabes?

Coincidência? ( bastava ir ao site do torneio para verem que não é!)

Será legal pelas regras da FIDE ?

Um desafio: Quantos de vocês aceitariam jogar nessas condições? Resposta individual e subjectiva como é evidente: Jamais jogaria nestas condições, porque para mim, onde em cima de um tabuleiro entrem fanatismos de qualquer espécie, um jogo será, Xadrez, nem pensar! Ah! dirão alguns na sua pretensa neutralidade: " O que tem? Qual o problema? É assim nos países árabes! " Não é! É neste Torneio vai para anos!

Já agora uma brincadeira: o que virá nos anos vindouros neste torneio? Chess Queen with "bourka" ? Há coisas que mesmo com o meu melhor espírito libertário me incomodam sinceramente, e sobretudo a passividade, quase inconsciência dos jogadores de xadrez que pretensamente deveriam "usar a cabeça" !

Sem comentários:

Enviar um comentário