XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

29/09/10

SPASSKY e LARSEN

O seu estado parece estar estável. Consciente, já se alimenta. Embora o seu estado seja grave, parece não inspirar os cuidados que exigia quando entrou no hospital. A recuperação será lenta. Assim seja.

Neste post, uma partida do Torneio Piatigorsky 66 com outro grande lutador do tabuleiro e jogador de eleição recentemente desaparecido, Bent Larsen. Os comentários são dos dois jogadores.




Larsen,B - Spassky,B [D25]

Santa Monica Santa Monica 2/481, 1966

[LARSEN-SPASSKY (Ivkov)]

1.d4 d5 2.c4 dxc4 3.Cf3 Cf6 4.e3 Bg4 5.h3 Bh5 6.Cc3 e6 7.Bxc4 Cbd7 8.0–0 Be7

SPASSKY: Uma continuação mais natural seria jogar o B a d6, com o objectivo de preparar um futuro e5. Com o lance do texto as Negras optam por uma táctica de espera.

9.e4 0–0 10.Be3

SPASSKY: A abertura parece ter dado vantagem às Brancas dado o seu forte centro de peões.

10...Bg6

LARSEN : Típico do estilo de jogo de abertura com Negras por parte de Spassky. Uma modesta, mas sólida posição. Deixemos às Brancas a tarefa de tentar encontrar qualquer plano. Depois da jogada das Negras, a posição assemelha-se muito à defesa Eslava, embora o facto de as Brancas não terem ainda jogado a4, neste caso seja uma vantagem.

11.Bd3 c6

SPASSKY: No tabuleiro o que me surgiu primeiro foi avançar o peão a c5, todavia depois de uma longa análise rejeitei esta hipótese devido à possível variante: [11...c5 12.e5 Cd5 13.Cxd5 exd5 14.Bxg6 hxg6 15.Db3 cxd4 16.Bxd4 Cc5 17.Bxc5 Bxc5 18.Tad1 Com óbvia superioridade das Brancas. Assim, tive que refrear qualquer ideia de activar o meu jogo e com alguma preocupação, observar como Larsen manobraria as suas peças para o ataque.]

12.a3± Tc8 13.Te1 Bh5

SPASSKY: As Brancas ainda não têm um plano definido, tendo apenas que controlar as acções das Negras.

14.Tc1 a5 15.Be2 Bg6 16.Cd2

SPASSKY: Apesar de muito pequeno, um ganho para as Negras. As Brancas deixaram de controlar a casa e5.

16...Ta8!

LARSEN: Não é fácil para as Brancas iniciarem um ataque e as Negras aproveitam a sua oportunidade. As manobras Brancas levam o seu tempo. Talvez o meu lance 13 não fosse o mais adequado à posição. Se a minha Torre estivesse agora em f1, o lance 14.f4 seria afora forte.

SPASSKY: Este lance talvez não seja o melhor na posição, mas faz parte de um plano concreto e como tal bom para as Negras.

17.Db3? [17.e5 Ivkov 17...Cd5 18.Cxd5 cxd5 19.Db3]

17...Db8 18.Bf3 h6 19.g3 Tc8 20.Bg2 b5!

LARSEN: As Negras não podem esperar eternamente e dado o facto de as Brancas se mostrarem relutantes em iniciar um ataque prematuro, Spassky decide iniciar hostilidades. Provavelmente calculou os próximos cinco lances e avaliou a posição como satisfatória. Pela minha parte percepcionei algumas contra-chances. Nenhum de nós estará longe da verdade.

SPASSKY: Depois de uma série de manobras, o plano das Negras define-se baseado num ataque de peões no flanco de Dama.

21.e5

SPASSKY: A posição das Brancas pode piorar a todo o momento se elas encararem o jogo com uma atitude passiva. Larsen escolhe o jogo activo.

21...a4

LARSEN: SPASSKY: [21...Cd5? 22.Cxd5 cxd5 23.Txc8+ Dxc8 24.Dxb5; 21...Ce8 22.Ce2 é forte para as Brtancas dada a possibilidade de um futuro sacrifício de cavalo em e6; 21...Cd5 22.Cxd5 cxd5 23.Txc8+ Dxc8 24.Dxb5 Tb8 25.Dxa5 Txb2 e as Negras teriam suficiente compensação pelo Peão sacrificado.]

22.Cxa4

LARSEN: [22.Da2 Cd5 com forte posição das Negras.]

22...bxa4 23.Dxb8 Taxb8 24.exf6 Cxf6 25.Cc4 Cd5 26.Ce5 Cxe3

SPASSKY: Alguma inconsciência da minha parte. Era melhor o sacrifício de qualidade que não quis executar. De qualquer forma a posição das Negras na partida não é de modo nenhum inferior. [26...Txb2 27.Cxc6 Bxa3 28.Bxd5 exd5 29.Ce7+ Bxe7 30.Txc8+ Rh7]

27.Txe3= Txb2 28.d5

LARSEN: Um grave erro de cálculo. Estava em apuros de tempo, dispondo apenas de 10 minutos para o controlo. Melhor era: [28.Cxg6 fxg6 29.d5 Tb3 30.Txc6 (30.Txe6 Bxa3 31.Tcxc6 Tf8 As Negras não perdem. Spassky) 30...Txc6 31.dxc6 Txe3 conduziria ao empate com um jogo correcto.]

28...Tc2! 29.Txc2 Bxc2 30.Cxc6 Rf8!

SPASSKY: Era pobre: [30...Bf8 31.Tc3]

31.dxe6 fxe6 32.Cxe7

LARSEN: Esquecendo o lance 33 das Negras. Levaria ao empate: [32.Cd4 Bb3]

32...Rxe7 33.Bd5 e5!

LARSEN: Com apenas três minutos no relógio e surpreso, joguei dois lances muito maus:

34.Be4

SPASSKY: As Negras têm melhor final devido à actividade do seu Rei e a possibilidade de atacar o Peão em a3. Todavia, se as Brancas jogarem com grande precisão defensiva, é duvidoso que a vantagem negra chegue para obter a vitória. Larsen deveria ter escolhido: [34.Txe5+ Rd6 35.f4 Tc3 Com possibilidades de vitória para as Negras:Larsen 36.Be4 Com excelentes possibilidades de empate-Spassky; 34.f4 Rd6 35.Be4 exf4 36.gxf4 Bb3 37.Tg3 Seria a melhor variante para as Brancas e levaria ao empate sem grandes problemas-Larsen]

34...Bb3 (vantagem clara) 35.Bb7?

[35.Te1 SPASSKY: Era mais forte, mas a grande vantagem das Negras está fora de questão.]

35...Tc1+ 36.Rh2 Ta1–+ 37.Txe5+?? [Ivkov 37.Bc6! Rd6 38.Be8 e4 39.Txe4 Txa3 40.Tg4]

37...Rd6

SPASSKY: O jogador dinamarquês joga o final de forma muito insegura devido aos apuros de tempo. Depois da perda do Peão a , a posição das Brancas torna-se paupérrima.

38.Te3 Txa3 39.g4 Ta2 40.Rg3 Tb2 41.Te1 a3

LARSEN: O lance secreto. Este Peão torna a vitória fácil.

42.Be4 a2 43.f4

SPASSKY: [43.Ta1 Rc5 seguido da marcha do Rei para b2 e as Brancas estariam sem defesa.]

43...Td2!

SPASSKY: A ameaça de 44...Td1 é fatal.

LARSEN: Depois de três derrotas sucessivas, as minhas hipóteses de vencer o Torneio praticamente esfumaram-se. 0–1




28/09/10

PEDIDO...às Boas Almas


Sonhos...de coleccionador
Até podem ser os portuguesas em Kanthy-Mansivsk-Olímpiadas...
Se lerem este pobre blogue



NÃO


AS QUE GOSTAVA DE TER, AS VERDADEIRAS PEÇAS DAS GRANDES COMPETIÇÕES SOVIÉTICAS, ESTÃO A SEGUIR:


SIM



Percebem a diferença? Por isso estas são mais raras! É que parece a mesma coisa...mas não é!
B- O único livro que se escreveu sobre Alvis Vitolins escrito em Letão e que tem o título " "Alvis Vītoliņš" de Zigurds Lanka,Edvins Kengis,Jan Klovans and Janis Vitomskis,2008 Dodot gutais neatnemams, 183 pages




No fim o meu mail, e já agora se alguém em Portugal tiver estas duas "tolices", contactar-me para negócio. Até 150 Euros haverá negócio.

Também qualquer informação sobre as peças ou o livro será bem vinda e eternamente agradecida.

26/09/10

SPASSKY...BORIS VASILIEVICH 2






Spassky,Boris V - Unzicker,Wolfgang

Piatigorsky Cup 2nd Santa Monica (2), 1966

[SPASSKY -UNZICKER]

1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 a6 4.Ba4 Cf6 5.0–0 Be7 6.Te1 b5 7.Bb3 0–0 8.c3 d6 9.h3 Cb8

SPASSKY: nesta variante, hoje popular, as negras aspiram a uma forte posição defensiva, apesar de alguma passividade.

10.d4 Cbd7 11.Cbd2 Bb7 12.Bc2 Te8 13.Cf1 Bf8 14.Cg3 g6 15.Bg5 h6 16.Bd2 Bg7

SPASSKY : Para um jogador de xadrez, seja ele Grande-Mestre ou amador, realizar 16 jogadas de abertura segundo os cânones dos livros de aberturas, e ainda por cima com a convicção de que a posição das Negras é plenamente aceitável, deve dar-lhe um capital de confiança assinalável. Todavia, as dificuldades da posição só agora começam. É preciso traçar posicionalmente um plano. Onde devem procurar as Brancas a vitória, no flanco de Rei, ou no flanco de Dama? Na situação do tabuleiro, ainda com a configuração de peões não estabilizada, resolvi realizar um lance de espera. Uma jogada deste tipo só pode ser útil, depois de perfeitamente analisadas as circunstâncias. É de notar, que a posição das Negras é tão "saudável" e a disposição das suas peças tão harmoniosa, que qualquer ataque surpresa das Brancas estará condenado ao fracasso. Com frequência na Abertura Espanhola, o jogo desenrola-se por caminhos onde a paciência, e a consciência de um lento e longo plano bem elaborado, são fundamentais.

17.Tc1

UNZICKER: Spassky, chamou-lhe um "lance de espera" . Assim parece, pois as Brancas não mostram as suas intenções por enquanto.

17...c5

UNZICKER: Mais simples era: [17...d5 18.Cxe5 Cxe5 19.dxe5 Cxe4 20.Cxe4 dxe4 21.Bxe4 Bxe4 22.Txe4 Bxe5 as Brancas não podem capturar em h6, devido ao descoberto do Bispo negro em h2. 23.De2 Bg7 24.Bf4 c6 E se vantagem existe das Brancas, ela é de espaço e insignificante.]

18.d5

SPASSKY: Desta forma as Brancas bloqueiam o centro e levam a partida para um campo de longas manobras posicionais. O objectivo do jogo branco ( e difícil de concretizar!) consiste em fazer valer a sua ligeira superioridade espacial e concentrar as suas forças no flanco mais fraco do seu adversário.

18...Cb6

UNZICKER: Desnecessário e artificial. Mais de acordo com a posição era: [18...c4 seguido de Cc5]

19.Bd3 Dc7 20.Ch2 Ca4 21.Tb1 c4 22.Bc2 Cc5

SPASSKY: Apesar de tudo, o GM alemão conseguiu melhorar a sua posição.

23.Cg4 Rh7 24.Df3

SPASSKY: Também é possível: [24.Bxh6 Cxg4 25.Bxg7 Cxf2 26.Rxf2 Rxg7 27.Rg1 e a coluna semi-aberta f pode dar chances ás Brancas para ataque.

UNZICKER: Não é recomendável para as brancas , a variante anterior, pois oferecia boas perspectivas às Negras.]

24...Cxg4

SPASSKY: Um lance crucial na partida. Merecia atenção: [24...Cg8 25.h4 De7 (25...h5? 26.Cxh5! gxh5 27.Df5+) 26.h5 Tf8 e torna-se difícil às Brancas continuar o ataque no flanco de Rei

UNZICKER: A troca de cavalos torna-se quase necessária, devido à impossibilidade de Cg8 e h5, devido ao sacrifício branco em h5, seguido de Df5]

25.hxg4

SPASSKY: O Rei Negro, não se encontra numa posição confortável, pois a possibilidade de um futuro ataque na coluna h, merece a atenção das Negras.

25...De7

UNZICKER: O inicio de um plano errado. Melhor seria: [25...a5]

26.b3

SPASSKY: a ideia desta jogada é trocar os peões e tirar a casa d3 ao cavalo Negro.

UNZICKER: Um excelente lance. As Brancas gozam agora de melhor posição nos dois flancos.

26...cxb3 27.axb3 Bf6

UNZICKER: Uma ideia infeliz. Preferível era: [27...Bc8]

28.Cf1 Bg5 29.Ce3

SPASSKY: É evidente que para as Brancas é melhor evitar a troca dos Bispos. A posição do Bispo Negro em g5 é insegura já que as Brancas o podem afastar à base de g3 e um futuro f4.

29...Bc8 30.g3 Cd7

UNZICKER: Este lance compromete definitivamente a posição. Correcto era: [30...a5 seguido de Bd7]

31.De2 Cf6 32.f3 h5

SPASSKY: A posição das negras embora difícil ainda é jogável: [32...Bd7 33.Rg2 Rg7 34.Tf1 Bxe3 35.Dxe3 g5 e não seria fácil para as Brancas a vitória. Depois da jogada de Unzicker, o ataque branco ao flanco de Rei Negro desenrola-se de forma linear e irresistível

UNZICKER: Apressando o fim, mas a situação das Negras já era fatal.]

33.Rg2

SPASSKY: Criando a ameeaça Cf5, pois as negras não têm o xeque salvador da Dama em a7.

UNZICKER: Quando joguei o meu lance 30, não me apercebi deste fino detalhe das Brancas.

33...Dd8

UNZICKER: A uma rápida catástrofe conduziria: [33...hxg4 34.Th1+ Rg7 35.Cf5+!]

34.Th1 Rg8 35.Tbf1 Bh6

SPASSKY e UNZICKER: Não valeria: [35...hxg4 36.f4 exf4 37.gxf4 Cxe4 38.Bxe4 Txe4 39.fxg5 Dxg5 40.Df2 De7 (40...f5 41.Cxf5 Dxf5 42.Dh4 Df3+ 43.Rg1+-) 41.c4 seguido de Bc3]

36.Cf5!

SPASSKY: o lance vitorioso.

UNZICKER: Um bonito sacrifício que decide a luta.

36...Bxd2

SPASSKY: [36...Bf8 37.Ch6+ Rg7 38.gxh5 Cxh5 39.Txh5 (39.Cf5+ Rg8 40.Th2 Com ataque decisivo:UNZICKER) 39...gxh5 40.f4 Rxh6 41.f5+ Rg7 42.Dxh5 e as Negras não têm defesa para as ameaças na coluna h]

37.Dxd2 gxf5

SPASSKY: Não ajudava: [37...Ch7 38.Dh6 Df6 39.g5 Dh8 40.Cxd6 Td8 41.Cf5 gxf5 42.Txh5 Dg7 43.Db6 Bd7 44.Tfh1 Cf8 45.Df6 Cg6 46.exf5+-]

38.Dh6 fxe4 39.fxe4 Bxg4

SPASSKY e UNZICKER: As Negras são forçadas a retribuir a peça, já que: [39...Cxg4 40.Dxh5 Ce3+ 41.Rg1 e o xeque-mate não tardará]

40.Txf6 De7

SPASSKY: A partida foi adiada nesta posição, mas as análises mostraram o infundado das esperanças das Negras

41.Dg5+ Rf8 42.Bd1

SPASSKY: Depois da troca dos Bispos, as Negras podem abandonar. UNZICKER: Depois da troca da única peça bem colocada das Negras, estas ficam completamente indefesas.

42...Bxd1 43.Txd1 Tec8 44.Tdf1 Txc3 45.Dxh5 Tc2+ 46.Rh1

1–0










SPASSKY...BORIS VASILIEVICH 1




SPASSKY...BORIS VASILIEVICH




Nos últimos tempos uma tristeza imensa. Foi Fischer, Foi Lilienthal, Smyslov, Bent Larsen e agora... Um Xadrez, um Xadrez magnífico que se vai extinguindo. Restam Ivkov, Portisch, Gligorich, Uhlmann, Hort e poucos mais.

Um fortíssimo AVC parece ter colocado Boris Spassky entre a vida e a morte. Tinha recuperado de um outro há pouco tempo, e agora parece que Caissa o quer recolher ao seu seio.

Spassky, juntamente com Lasker, um dos meus heróis do xadrez, um dos Campeões do Mundo que mais aprecio.


Jogador como poucos, completo em todas as fases da partida, um gentleman, um Homem de cultura, um Homem que irradia simpatia e que encara o xadrez de uma forma universal muito para além do campo competitivo, o que acabou por lhe trazer problemas na sua Pátria ( e só ele saberá o que passou depois da derrota com Fischer). O que representam as "Tablas" de Spassky? O que representou o ser regresso a um Match com Fischer ( a sua necessidade, ou a compreensão da miséria material de Fischer?)

Isto individualizava-o perante outros jogadores e mostrava-o um Campeão do Mundo sereno, calmo, para quem o Xadrez não era a própria vida, mas sim uma faceta, se calhar nem a mais importante do seu Ser. Com uma filosofia de vida adversa a neuro ou psicopatias, tão comuns em alguns Campeões do Mundo, narcísico o suficiente para controlar o seu narcisismo, em Spassky não existia o ódio, o instinto de serial -killer, apanágio de muitos dos seus colegas. Contudo era um jogador fortíssimo, um "allaround" do tabuleiro que dominava na perfeição a arte da defesa, ou os ataques mais encarniçados.


Não sendo um teórico por natureza, dominava muitíssimo bem as aberturas que jogava, fosse a Espanhola, ou a Tarrasch, ou a Tartakower-Makogonov do Gambito de Dama. As partidas de Boris Spassy são um tratado de bem jogar em todo o tabuleiro e qualquer jovenzinho que se pretenda jogador de xadrez, só tem de aprender com elas, sobretudo com a clareza das ideias estratégicas de Spassky, com os golpes tácticos a preceito, com a capacidade de decisão e análise deste extraordinário Campeão do Mundo.

Talvez por isso e por averso ao espectáculo, ao mediatismo, Spassky continuou enigmático, pouco conhecido e pouco estudado. Basta contar os livros que lhe foram dedicados...muito poucos. Só no ano 2000, os seus amigo Krogius, Golubev e Gutman lhe prestaram a homenagem xadrezista merecida com com quase mil páginas dividas em 2 volumes, numa obra monumental em russo. Antes apenas o sofrível Cafferty ( apesar de tudo um dos meus primeiros livros de xadrez e que me fez amar o jogo clássico e cristalino de Spassky), o bom Soltis, e mais recentemente o simbólico Spassy's 400 Wins de Khalifman.

Coisas do destino, coincidências que me surpreendem. Na manhã de 5ª Feira passada a chegada da Abebooks de uma remessa de livros de Xadrez, alguns bastante raros e entre eles uma preciosidade que faltava na minha Biblioteca xadrezistica: O "Second Piatigorsky Cup" sobre o Torneio jogado em S. Mónica, Califórnia no ano de 66. Livro fabuloso em cada partida é analisada por ambos os jogadores ( excepto Fischer, que só comenta uma: com Najdorf), ou seja, praticamente 90 partidas cada uma com comentários dos dois jogadores, o que dá uma visão extraoirdinária e multifacetada da forma como cada jogador via o desenrolar da luta no tabuleiro. E claro... Spassky nesse livro, e o brilhantíssimo vencedor do Torneio. E minutos depois num site de xadrez internacional a dolorosa "novidade" sobre a saúde de Spassky.

Desde esse dia, vários dias com Spassky, os livros sobre Spassky, as fotos deste grande campeão.

Neste meu blogue, alguns livros indispensáveis, uma ligação para o You Tube onde coloquei um pequeno apanhado de fotos num vídeo ( já lá se encontra o de Emanuel Lasker) e partidas de Spassky, quase todas do Livro que referi acima acabado de receber, com humilde tradução para Português deste vosso criado.