XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

29/03/12

SOVIET CHESS SETS 5 - PEÇAS DE XADREZ SOVIÉTICAS 5




Um Jogo relativamente popular na ex URSS. Pequeno, com Rei de 8 cm, quase de certeza usado muitas vezes com jogo de análise ou de viagem. As características são as já apontadas no artigo anterior, só que aqui os Bispos já vão tomando a forma de carapuça lancetada tão comum das peças soviéticos, onde a mesma peça não era encimada com a tal carapuça de cor contrária. Os cavalos neste jogo são mesmo de madeira mas pouco trabalhados. Pelo estilo nota-se que é um jogo de "trabalho", para uso sistemático.


O relógio que aparece nas peças é o célebre Jantar ou Yantar, enorme (27x17cm!). feito em diversos locais da URSS e quase presença obrigatória em todos os torneios desde 1950 a 1970 (depois começou a ser trocado pelo da mesma marca, mas de muito mais fraca qualidade e sobretudo de um mau plástico -  estes chegaram a ser comprados pela FPX, salvo erro através da Associação Portugal - URSS, e usados em Portugal em torneios nos anos 80. Poucos sobreviveram.





Curiosa a foto de "Devik" Bronstein. Informal, sem relógio ou folha de partida, parece estar na sua "datcha" e este jogo ser um seu tabuleiro privado. Sei que as suas peças favoritas eram a réplica do jogo usado em 72 em Reiquiavique 72 entre Fischer e Spassky (artigo da New in Chess). 


Curiosa a outra  foto: um Torneio na ex URSS num Clube local por identificar, em que estas peças são usadas. Mais uma vez o tal "pecado" que nunca consegui, nem ninguém me consegue explicar: reparem no tamanho minúsculo do tabuleiro dobrável para as peças apresentadas! Não há "respiração" das peças cuja base parece ocupar todo o quadrado! Como conseguia aquela gente ter visão geral do tabuleiro e não se atrapalhar na partida, confesso que me surpreende.



2 comentários:

  1. Olá Arlindo.
    Parece que já está a funcionar correctamente o aparecimento automático do seu blog na lista de blogues da Casa do Xadrez de Alpiarça! Pelo menos este seu ultimo post apareceu correctamente. Finalmente.
    Alterou alguma coisa no setup do seu blog?
    Cmpts,
    Barriga

    ResponderEliminar
  2. Viva Barriga!

    Segui as suas dicas, mas sobretudo deixei de ter problemas depois de passar para a versão moderna e melhorada do blog!

    Obrigado por tudo e força com A CASA DO XADREZ! Do melhor que existe neste marasmo que é xadrez português, mesmo blogosférico!
    Abraço,
    Arlindo

    ResponderEliminar