XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

25/03/12

SOVIET CHESS SETS 4 - PEÇAS XADREZ SOVIÉTICAS 4



Como informa a caixa de cartão na minha pobre tradução:

Fabricadas na Fábrica Borodino (e) na região de Moscovo, com a aprovação do Ministério Superior das Indústrias e Direção Geral de Comércio, estas minhas pequenas e deliciosas peças soviéticas que a olho nu e pela minha 
experiência andarão no seu fabrico pelos anos 50-60.


Apresentam já as características tão comuns das peças de xadrez soviéticas : as cores cruzadas das “carapuças” plásticas  nas Damas e nos “espigões” que encimam os Reis.

Os Bispos são curiosos, porque ainda não apresentam qualquer “carapuça”, nem sequer aquilo que mais tarde será outra característica desta peça Russa, a “mitra” lancetada, quase aguçada, mas sim têm uma “cabeça” arredondada ( não é comum nas peças soviéticas a existência daquela fenda tão característica no topo dos Bispos das peças ocidentais).



Os Cavalos já apresentam aquilo que se vai tornar quase um ex-libris das peças soviéticas, principalmente daquelas conhecidas como “Peças Grande – Mestre” : a cabeça da peça é feita de plástico rígido, claramente moldado, mas quando bem feita e pintada, quase não se distingue da base da peça que é de madeira. Só posso explicar este facto pela dificuldade que representaria numa produção em massa, o entalhe em madeira de uma peça complicadas como o cavalo, sendo muito mais fácil, rápido e rentável a fabricação em plástico de molde.

Digo, massificação, porque as peças usadas em muitas finais de Campeonatos da URSS, ou as usadas nos Campeonatos do Mundo, por exemplo Botvinnik – Tal, Petrosian – Botvinnik, ou mesmo o 1º e 2º encontro Karpov-Kasparov, eram especiais, de uma beleza ímpar, em que os cavalos eram finamente talhados - esculpidos em madeira e como tal, hoje uma raridade mesmo na própria Rússia, e muito caras em leilões. 


Aliás, posso informar que as peças do 1º e 2º encontro Karpov - Kasparov que estavam guardadas em museu foram roubadas e hoje devem estar nas mãos de alguns desses abutres – colecionadores que não olham a meios para conseguir os seus fins. O que se encontra hoje no museu em Moscovo na mesa de jogo desses matches, é uma réplica miserável das verdadeiras. 

4 comentários:

  1. Outro exemplo de um belo conjunto com algumas parecenças com este é o que aparece na página da chessbase que mostra vários videos antigos no youtube, mais especificamente, no excelente video sobre Tal, ao min 2:45

    http://chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=8020

    ou directamente no youtube

    http://www.youtube.com/watch?v=JxAdwQFhXa0&feature=player_embedded#!

    António Castanheira

    ResponderEliminar
  2. Olá Grande Amigo Castanheira!
    Forte abraço apesar da distância!

    Calma... No futuro lá iremos às peças referidas nos vídeos. Tenho iguais, parecidas e faltam-me as "Tais" que procuro vai para anos.

    O que pretendo com esta série de posts? Experimenta fazer uma pesquisa no Google sobre "peças russas de xadrez" ou Peças de xadrez soviéticas, ou... o equivalente em ingLês,alemão, francês, ou mesmo russo. Sabes o que aparece? NADA ou quase nada! Nem em texto nem em imagens e o que aparece nem sequer são peças russas, são modelos espatafúrdios, feios, feitos na India a que se resolveu chamar russian, ou soviet.

    Olha, assim qualquer coisa como escrever Zagreb e aparecer as peças da House of Staunton do Camarata, que de Zagreb não tem nada de nada, apesar de bonitinhas,(belos cavalos) pesadas e "gordas" e de um oportuno golpe de marketing.

    Agora uma alegria: quando se faz a pesquisa lá vão aparecendo as minhas fotos, ou o encaminhamento para o meu Xadrez Memória! Nunca fui invejoso! Talvez percebas agora o meu título em inglês destes posts! Há-de seguir-se o Youtube.

    Sobre Jaques, sobre British Chess Company, sobre Ayres, não faltam fotos e artigos, livros até, sobre os jogos do antigo bloco de leste, quase nada, ou o que existe é demasiado curto para se perceber a identidade destes conjuntos de peças conforme o país de origem.

    Umas peças húngaras, checas, ou ex-Jugoslavia vivem por si, com o seu design que as tornou reconhecidas em qualquer tabuleiro. Que ninguém se tenha interessado por este tema, ótimo, interesso-me eu! Ah! 0 Lanier no seu excelente Chess Museum, lá tem batalhado por elevar a cultura de colecionador e do simples xadrezista neste campo, mas no que diz respeito a peças russa-soviéticas tem pouco e pouca informação ao contrário dos fabulosos artigos sobre as peças austríacas ou Bundesform.

    Assim lá vou caminhando, sem me importar muito das visitas de páginas, nem contadores, apesar de no Brasil o Xadrez Memória ter sido falado e ter quase tantas visitas como de Portugal.Fora, completamente distante do xadrez competitivo, e sobretudo deste LODO - LOGRO em que se transformou o xadrez português, principalmente a nível dirigente intermédio e superior! Escapam alguns colegas que se desunham para manter o que ainda vale a pena no xadrez: os Clubes, alguns Clubes! O resto é chulé xadrezista a mais para o meu odor. Quando no Xadrez Português se é medíocre, se sabe que se é medíocre, que dessa mediocridade o saldo é um xadrez terceiro mundista, competitivamente bastardo e...se continua a infetar a modalidade, quando não se desarvora o poleiro, quando quem já tanto mal fez ao xadrez português, nele se quer manter para o "fartar vilanagem" mudando de canto galináceo, ou poleiro, mas andando por aí cocoricós...só porque sim, ou para fugir ao anonimato, estamos entendidos , apesar dessa gentalha achar que faz um enorme sacrifício, uma carrada de coisas boas, um monte de boas vontades, que até lhes tiram o apetite sexual, tanta a paixão pela amante xadrezista...pois nós sabemos! Coitadinhos! Olha para mim cheio de pena!
    Quero distância desse xadrez e dessa gente não xadrez que tão mal tem feito ao xadrez português. Alguns até aparecerem "bimbos e bombos" nas recentes listas para os órgãos federativos. Que queridos, que diligentes, que amantes fogosos da modalidade, que cultura xadrezistica!? Falta a cereja no topo da...Broa!
    Castanheira, tenho dito, desculpa as "excedências"

    No futuro mais xadrez soviético, talvez reposição de artigos da Luso Xadrez, mais curiosidades de xadrezistas esquecidos.
    Renovo o forte abraço que estendo ao pessoal do Alekhine. ( se não fosse do GXPorto,. era do Alekhine de certeza1).

    ResponderEliminar