XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

25/10/10

DURÃO... O MESTRE, 80 Anos




80 anos faz o Mestre Joaquim Durão. O Kevin ( quem haveria de ser?) já lhe prestou uma belíssima homenagem no seu Spraggett on Chess. Pouco mais terei a dizer.Para mim será sempre o "MESTRE" Joaquim Durão, um dos jogadores mais brilhantes que o Xadrez português conheceu, e aquele cujo nome que ainda consegue ser reconhecido internacionalmente como referência ao xadrez nacional. Aqui os meus simples e singelos parabéns com "prendas" e tudo, que se para ele não forem, por as já conhecer (fotos até agora inéditas na Net), pelo menos são mais uma achega ao espólio fotográfico que o Spraggett vai publicando do nosso venerando Mestre. Não digo locais das fotos, para obrigar Mestre Durão a puxar pela memória e dar um pouco de suspense ao post. Certamente conhecerá as personagens das fotografias, particularmente uma ( para além do visado, obviamente) que me me é particularmente grata e a quem muito devo no xadrez, que me facultou as fotos.


Até ao seu e por mim desejado centenário MESTRE Joaquim Durão.


Perdoe este meu simples poema a si dedicado.



" 8x8"
( ao Mestre Joaquim Durão)

Mosaico geométrico,

Nítida complexidade de labirinto
Onde concisa inutilidade de movimento
A lado nenhum leva,
No que verdadeiramente nos habita.


Contudo,

na ordem-caos tabuleiro
o tempo suspenso
onde criativa
passeia a respiração do pensamento
Livres Peões somos...


"En passant" ,

Cedo ainda para a promoção.


(Arlindo Vieira)





1 comentário:

  1. Mais um excelente artigo!
    É impressao minha ou temos outro Mestre, o nosso estimadissimo Álvaro Machado, nas duas últimas fotos?

    Abraco!
    Pedro

    ResponderEliminar